Chicago - O café da manhã acaba de ficar mais carnudo na Arcos Dourados.

A McDonald’s Corp. está introduzindo um novo “bife suculento e grosso” para o público da manhã, disse Lisa McComb, porta-voz da empresa com sede em Oak Brook, Illinois, em um e-mail.

Os clientes podem comer bife em qualquer sanduíche do café da manhã e a nova tarifa para a manhã será apresentada em anúncios publicitários, disse ela. A rede de fast-food começou a introduzir a carne nos EUA no mês passado e agora seguirá ampliando essa estratégia, acrescentou.

O bife será vendido em cerca de 9.600 das mais de 14.100 lojas locais da rede, disse ela. Um sanduíche com bife, ovo e queijo com cebolas grelhadas tem 540 calorias -- 10 a menos do que um Big Mac --, enquanto um sanduíche de carne num bolinho inglês soma 430 calorias.

O McDonald’s tem revisto seu cardápio neste ano em um esforço para atrair clientes americanos que estão sem dinheiro e também está estudando os novos itens da Wendy’s Co. e da Burger King Worldwide Inc. O McDonald’s introduziu recentemente um sanduíche de ovo de 250 calorias e o McWraps de frango e neste mês vai lançar asas de frango nos EUA. A rede está testando também um Dollar Menu diferente, com itens a preços de até US$ 5.

“Os consumidores querem o novo, o interessante e o diferente”, disse Bryan Elliott, analista em Atlanta da Raymond James Financial Inc., em uma entrevista. Os sanduíches de bife fazem parte da estratégia do McDonald’s de ter itens de preço alto e itens econômicos, disse ele.

Os sanduíches de bife serão provavelmente um “produto premium a um preço premium, por isso está destinado a ser trabalhado sob essa estratégia de preços”, disse ele. “O bife é uma das proteínas mais caras lá fora”.

Puxando estimativas

Os ganhos do McDonald’s foram menores as estimativas dos analistas nos últimos dois trimestres. A empresa deve reportar as vendas de agosto de suas lojas atuais amanhã. As vendas nas lojas dos EUA abertas há pelo menos 13 meses subiram 1,6 por cento em julho, após caírem em junho.

A maior rede de restaurantes do mundo subiu 0,2 por cento, para US$ 96,45, ontem no fechamento em Nova York. O McDonald’s ganhou 9,3 por cento neste ano, menos que o aumento de 16 por cento no Índice de Restaurantes Standard Poor’s 500.

A venda de bife de manhã pode colocar o McDonald’s em concorrência com algumas redes de restaurantes do segmento fast-casual, incluindo a Panera Bread Co., que também vende bife no café da manhã. A Panera vende um café da manhã com sanduíche de bife e ovo de 630 calorias, com cheddar branco em um bagel, um pão em forma de anel popular nos EUA. A Cosi Inc. vende no café da manhã um wrap de 508 calorias, com bife, ovos, pesto e provolone.

A Wendy’s, com sede em Dublin, Ohio, no ano passado recuou nos testes de alimentos para o café da manhã porque não ficou satisfeita com seu desempenho financeiro. O Burger King, com sede em Miami, não vende bife no café da manhã, de acordo com seu website.

Existem cerca de 34.700 restaurantes McDonald’s em todo o mundo, dos quais em torno de 81 por cento são franquias.

Tópicos: Alimentação, Trigo, Empresas argentinas, Comida rápida, Arcos Dourados, Empresas, Fast food, McDonald's, Hotelaria e Restaurantes, Empresas americanas, Comércio, Franquias