São Paulo – A Arcos Dorados anunciou, nesta sexta-feira, seu novo vice-presidente de Marketing para o Brasil: Roberto Gynpek. O executivo vai substituir Mauro Multedo, que deixou a empresa no último mês.

A Arcos Dorados é a master franqueada do McDonald’s na América Latina. A empresa, controlada pelo colombiano Woods Staton, comprou as operações do McDonald’s na região em 2007 por 700 milhões de dólares.

Hoje, opera 1.971 restaurantes da marca na América Latina e cresce em um ritmo bem maior do que o “McDonald’s original” – a empresa dona da marca, com sede nos Estados Unidos e operações na América do Norte, Europa e Ásia.

Mercado nutritivo

No segundo trimestre, por exemplo, a Arcos Dorados viu as vendas mesmas lojas crescerem 11,6%, sobre o mesmo período do ano passado. Já o McDonald’s original avançou mirrados 1% no mesmo critério, ainda sob os efeitos da recessão europeia e da estagnada economia dos Estados Unidos.

O Brasil teve uma contribuição decisiva para os resultados. Entre abril e junho, o país respondeu por 46% da receita total do McDonald’s latino, o equivalente a 459 milhões de dólares, gerados por 746 restaurantes. O resultado foi 9,4% maior que o do mesmo período do ano passado.

De acordo com o comunicado da Arcos Dorados, Gynpek está na empresa há dez anos, tendo iniciado como gerente de Marketing da área de família e crianças. Há cinco anos, era diretor de planejamento e marketing.