São Paulo – Uns hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e receita de 7,3 bilhões de dólares. Assim o McDonald's fechou seu balanço mundial no terceiro trimestre. De sobremesa, um dado curioso: os restaurantes pertencentes à rede renderam duas vezes mais que aqueles operados por franqueados.

Entre junho e setembro, a arrecadação foi de 4,9 bilhões de dólares nas lojas de propriedade do McDonald's contra 2,4 bilhões dos franqueados.

No acumulado de janeiro a setembro, a diferença é ainda maior. Os restaurantes operados por terceiros renderam 6,8 bilhões contra 14 bilhões dos estabelecimentos que pertencem à companhia.

O McDonald's controla apenas 20% dos 34 mil restaurantes que levam sua marca ao redor do mundo. O resto é operado por franqueados - como no caso da Arcos Dourados na América Latina. São números que dão ainda mais peso aos resultados divulgados hoje.

Embora tenha tido alta de 4% no lucro trimestral, o McDonald's decepcionou o mercado com vendas abaixo do esperado no terceiro trimestre.

Tópicos: Empresas argentinas, Comida rápida, Arcos Dourados, Empresas, Balanços, Franquias, McDonald's, Alimentação, Hotelaria e Restaurantes, Empresas americanas, Comércio