Aguarde...

Parceria | 14/01/2013 15:30

IP e Orsa concluem joint venture na área de papelão

Empresa terá três fábricas de papel para embalagens e quatro de embalagens de papelão ondulado

André Magnabosco, do

Divulgação

Fábrica da International Paper

International Paper: participação da norte-americana na joint-venture com o grupo Orsa será de 75%

São Paulo - A americana International Paper (IP) anunciou nesta segunda-feira a conclusão de acordo com o grupo brasileiro Orsa para a criação da Orsa International Paper Embalagens, joint venture que atuará no mercado de papelão ondulado. Conforme o acordo anunciado em outubro passado, a IP deterá 75% da operação.

O Grupo Orsa, controlador da Jari Celulose, Embalagens e Papel, cujos ativos serão operados pela joint venture, terá os 25% restantes. O acordo incluiu investimento de US$ 470 milhões (R$ 952 milhões) feito pela IP e foi concluído no prazo previsto anteriormente pelas empresas (primeiro trimestre de 2013).

A nova companhia, terceira maior do setor de papelão ondulado no País, contará com três fábricas de papel para embalagens e quatro unidades de produção de embalagens de papelão ondulado. O acordo entre as empresas não incluiu os negócios florestais e da área de celulose do Grupo Orsa.

"A Orsa International Paper Embalagens já nasce como uma empresa forte e com potencial de crescimento acelerado, pois reúne a líder mundial na produção de embalagens com uma das principais companhias brasileiras, com grande conhecimento do mercado nacional", destacaram em nota o presidente da International Paper America Latina, Jean-Michel Ribieras, e o presidente do Grupo Orsa, Sergio Amoroso.

Em coletiva de imprensa realizada em outubro passado, os executivos já haviam destacado que a joint venture tem planos de crescer rapidamente. É possível que os primeiros anúncios de aumento de capacidade ocorram ainda este ano, apesar de o discurso oficial estabelecer que a prioridade neste primeiro momento é adequar as atividades da joint venture à nova realidade da empresa, agora controlada pela IP.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados