Aguarde...

Expansão | 12/09/2012 21:48

GP Investimentos vai investir em infraestrutura

Inspirada pelos recentes pacotes do governo, empresa de participações vai lançar fundo imobiliário neste ano e de infraestrutura em 2013

DIVULGAÇÃO

Rodovia

Pacote do governo para rodovias e ferrovias inspirou GP Investiments

São Paulo - A GP Investiments – tradicional gestora brasileira de participação em empresas (private equity) – vai montar um fundo voltado para infraestrutura no ano que vem, conforme afirmou Antônio Bonchristiano, sócio da empresa em palestra na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta terça-feira. Para este ano, o empresário comentou que está estruturando um fundo voltado para empresas do setor imobiliário. A gestora quer aproveitar as oportunidades que o governo está criando nas áreas de infraestrutura e logística. Os fundos da GP compram participações ou o controle de empresas nas quais veem potencial de crescimento.

Foco – No mês passado, a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou um ambicioso pacote de privatizações para o setor de infraestrutura, voltado a concessões de rodovias e ferrovias. Nas próximas semanas, o Palácio do Planalto deve anunciar um segundo plano para estimular investimentos privados em portos e aeroportos.

Para desenvolver uma visão de longo prazo para o setor, foi criada pelo governo uma estatal para gerenciar os pacotes e fiscalizar o cumprimento dos prazos: a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), comandada por Bernardo Figueiredo, ex-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem reiterado que a instituição financeira possui interesse em trabalhar junto com o mercado de capitais para estimular as emissões de debêntures (títulos de dívida) especialmente dedicadas à infraestrutura – mais uma sinalização da importância que o governo dá para o setor.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados