São Paulo – Os homens e mulheres mais ricos do mundo perderam 194 bilhões de dólares (785 bilhões de reais) na primeira semana do ano.

De acordo com a Bloomberg, que acompanha diariamente a fortuna das 400 pessoas mais ricas do planeta, 47 bilionários perderam 1 bilhão de dólares ou mais naquela que já é considerada a pior semana desde 2011 das bolsas americanas.

E a culpa (ou melhor, a razão) de tudo isso? Os dados fracos da economia chinesa e a queda do preço do petróleo, aponta a Bloomberg.

O bilionário que mais perdeu dinheiro foi Jeff Bezos, dono da Amazon – ironicamente aquele que teve o melhor desempenho no ano passado.

Ele viu sua fortuna encolher 5,9 bilhões dólares, devido à queda de 10% das ações da sua companhia.

Bezos, o quadragésimo mais rico, havia mais que dobrado sua fortuna em 2015 ao atingir a marca de 53,7 bilhões de dólares.

Além do dono da Amazon, o criador da Microsoft, Bill Gates, que ainda continua sendo o homem mais rico do mundo, viu sua fortuna cair para 79,2 bilhões de dólares.

Amancio Ortega, proprietário da marca Zara, também sentiu um encolhimento de 3,4 bilhões do seu patrimônio.

Entre os 400 mais ricos, só 11 se saíram bem na primeira semana de 2016, aponta a Bloomberg. Entre eles, estão os 5 herdeiros do Walmart, que ganharam juntos 2,5 bilhões. 

Tópicos: Amancio Ortega, Amazon, Empresas, Comércio, Empresas americanas, Empresas de internet, Lojas online, Bilionários, Microsoft, Bill Gates, Personalidades, Empresários, Bloomberg, Jeff Bezos, Walmart, Supermercados, Varejo