São Paulo – No mundo dos grandes milionários, há personalidades fortes, decididas e, por vezes, excêntricas.

Jack Ma, criador do Alibaba, inclui a prática de Tai Chi no dia a dia do seu trabalho. Elon Musk, fundador da Tesla, leu manuais embolorados em russo para construir foguetes. Richard Branson, do Virgin Group, já atravessou o Atlântico e anota tudo o que lhe acontece.

O presidente da Zappos, Tony Hsieh, não fica atrás quando o quesito é ter um jeito único e um estilo de liderança marcante. Não por menos, o lema da empresa online é “crie diversão e um pouco de esquisitice”.

Filho de imigrantes taiwaneses e formado pela Harvard em computação, ele persegue a felicidade e a criatividade através de um estilo de vida minimalista, sem grandes luxos.

Por isso, ainda que tenha uma fortuna no valor de 780 milhões de dólares, o empresário de 42 anos vive em um trailer com seus animais de estimação, alpacas chamadas Marley e Triton.

A sua simplicidade se estende a outros aspectos da vida. Apesar de ser presidente de uma varejista que vende calçados esportivos, ele diz ter apenas quatro pares de sapatos e sempre vai ao trabalho de sneakers.

Fã dos filmes Uma Linda Mulher e Exterminador do Futuro 2, ele também curte ouvir Taylor Swift e Anna Kendrik, cantoras cujo público-alvo são jovens e adolescentes.

Carreira empreendedora

Sua primeira startup, LinkExchange, era um site para trocas de links e propaganda digital. Ela foi vendida dois anos depois de sua criação para a Microsoft, por 265 milhões de dólares.

Hsieh usou o dinheiro ganho com a venda para criar a Venture Frogs, incubadora e firma de investimentos.

A empresa acabou investindo 1,6 milhão de dólares na Zappos, em 2000, quando ela ainda era insipiente e Hsieh se tornou o presidente da empresa. Nove anos depois, o faturamento da companhia bateu 1 bilhão de dólares.

Gestão diferente

A Zappos é uma varejista online que vende roupas e calçados esportivos. O seu nome, inclusive, vem de “zapatos”, sapatos em espanhol.

A companhia foi comprada em 2009 pela Amazon, por 1,9 bilhão de dólares. Nem a súbita fortuna e nem o novo dono poderoso mudaram o estilo de liderança de Hsieh.

O contrato firmado na época da aquisição obriga a Amazon a permitir que o presidente continue com seus experimentos de liderança e cultura empresarial.

Em 2013, a empresa aboliu os chefes e começou uma transição para o modelo de gestão chamado de holocracia, que elimina níveis hierárquicos e funções de gerência.

Ele descreveu parte de sua jornada para uma gestão de empresas diferente no livro Delivering Hapiness. Lançado em 2011, ele ficou semanas entre os best-sellers do New York Times.

Revitalização de Las Vegas

Além do seu trabalho como presidente executivo da Zappos, Hsieh também desenvolve um projeto pessoal, chamado Downtown Project. Ele começou o movimento em 2010 com 350 milhões de dólares do próprio bolso.

O projeto já investiu em mais de 300 startups dos ramos de alimentação, estilo de vida e bem estar.

Uma das ações foi comprar um terreno e construir 20 trailers e 10 casas compactas – hoje, o local chama Airstream Park. Ao lado, há um lote com contêineres transformados em escritórios para pequenos empreendedores.

 

"Shhh... You ARE home..." #famou

Uma foto publicada por Tony Hsieh (@downtowntony) em

Em 2014, ele deixou sua casa em um luxuoso complexo em Las Vegas para se mudar para um trailer de 23 metros quadrados no parque. “Eu me mudei porque queria maximizar a serendipidade e aleatoriedade na minha vida”, disse ele ao Business Insider.

O aluguel de um trailer na comunidade é de cerca de 1.200 dólares por mês, incluindo eletrodomésticos e rede wi-fi. Moradores também podem escolher viver em uma casa de 12 metros quadrados.

Segundo Hsieh, o clima e a amizade entre os vizinhos do parque são muito boas. Em um mesmo local, vizinhos cantam, cozinham e tocam músicas e há fogueiras acesas à noite. Até o cantor da banda Imagine Dragons, Dan Reynolds, já fez uma performance para os moradores do parque.

Além de suas alpacas Marley e Triton, seus vizinhos também incluem um cachorro chamado Blizzy e quatro galinhas. “Eu provavelmente já morei em mais de dez lugares na minha vida, mas esse definitivamente é o meu favorito”, disse.

 

Woke up this morning to Marley the alpaca in my airstream still staring at me. #weirdsleepover #llamatrauma

Uma foto publicada por Tony Hsieh (@downtowntony) em

Tópicos: Bilionários, Presidentes de empresa