São Paulo - Abilio Diniz ajudou a erguer e comandou por 50 anos a maior rede varejista do país: o Grupo Pão de Açúcar. Hoje, é dono do fundo de investimentos Península Participações, preside o conselho da BRF e tem uma fatia no Carrefour.

Poucos brasileiros tem tanto gabarito quanto ele para apontar o que uma empresa precisa ter para conseguir destaque no mercado.

Durante a HSM Expomanagement 2015, nesta segunda-feira (9), em São Paulo, o empresário deu cinco dicas para que as companhias alcancem uma gestão de alta performance. Confira quais são elas, abaixo:

1. Tenha propósito

Além de foco em uma atividade principal (o core business) uma companhia que busca destaque precisa ter um propósito, segundo Abilio Diniz.

"O que eu sempre persegui é: não queremos ser mais uma empresa, queremos ser 'a' empresa. Dizem que qualquer um pode ser substituído. Mas quem substituiu Beethoven? Mozart? Não! Os dois foram únicos. O que eles fizeram ninguém fez. Propósito é lutar para ser você", disse.

2. Estabeleça uma cultura voltada para as pessoas

"Mais do que buscar resultados, tenha uma cultura voltada para as pessoas. Elas, para mim, são o ativo mais importante de uma empresa. Coloque as pessoas no lugar certo e deixe que elas tomem as decisões", aconselhou o empresário.

3. Simplifique

Quanto mais enxuta é uma companhia, mais eficiência ela atinge, de acordo com Abilio.

"Quanto mais você puder fazer o simples, melhor. Não faça reuniões. As empresas fazem reunião quando não sabem o que fazer ou quando querem dividir uma responsabilidade. Quando você tem processos simples, não precisa disso".

4. Seja um líder firme e estabeleça a meritocracia

"Existem inúmeras definições para um bom líder, mas a que eu mais gosto é: aquele que é capaz de tirar o melhor de cada um dos seus liderados para um benefício coletivo", disse Abilio.

De acordo com ele, um bom gestor deve conhecer a si mesmo, reconhecer suas fraquezas, saber conectar seus subordinados, capacitá-los e saber delegar, cobrar e recompensar, além de criar novos líderes.

"Não consigo conceber uma empresa de médio porte para cima que não trabalhe a meritocracia", afirmou.

5. Exercite seus valores

"Eu, Abilio Diniz, não tenho nada de excepcional, mas tenho valores muito bem definidos. A humildade (no sentido de saber que não sei tudo, que sempre é preciso aprender mais e que qualquer pessoa que interaja comigo pode me ensinar algo e merece ser ouvida), determinação, garra e disciplina", frisou o empresário. 

Tópicos: Abilio Diniz, Personalidades, Empresários, Bilionários brasileiros, BRF, Sadia, Empresas, Alimentação, Alimentos processados, Carnes e derivados, Empresas brasileiras, Empresas abertas, Carrefour, Supermercados, Varejo, Comércio, Empresas francesas, Gestão de negócios, Gestão, Pão de Açúcar