Dólar R$ 3,28 0,12%
Euro R$ 3,64 -0,77%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,25% 64.020 pts
Pontos 64.020
Variação 1,25%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -5,60% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 15:50 FONTE

Natura ajuda consultoras a fazer faculdade e aprender inglês

Fabricante de cosméticos firmou parcerias com instituições de ensino como Estácio e Wizard para conseguir descontos para suas revendedoras

São Paulo – Quando mediu pela primeira vez o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de suas revendedoras, em 2014, a Natura constatou que seu modelo de negócio contribuía para a independência financeira e para a autoestima dessas trabalhadoras, mas que poderia fazer mais por elas.

As consultoras, revelaram os dados, eram carentes de apoio no âmbito da educação e da saúde. Foi aí que a fabricante de cosméticos decidiu criar um programa de benefícios exclusivo para elas dentro desses dois campos.

A empresa já fez parcerias com instituições de ensino para conceder bolsas de estudo e descontos em mensalidades para sua força de vendas. Também está testando um modelo de subsídios para a compra de remédios e realização de exames médicos, que deve ser disponibilizado no segundo trimestre.

Um dos acordos mais recentes do plano, divulgado só agora, foi fechado com a Wizard by Pearson. Desde outubro, as revendedoras da Natura (e mais uma pessoa que cada uma delas indicar) podem estudar inglês na rede de idiomas por um valor até 50% menor do que o praticado normalmente – o tamanho do abatimento varia de acordo com a região.

Até agora, 600 das 1.256 das unidades da escola de idiomas em todo o Brasil aderiram ao programa. De agosto a dezembro, 276 matrículas já haviam sido feitas. O número de interessados chegou a 1.500.

A plataforma de cursos online gratuitos Khan Academy foi outra companhia que passou a integrar o projeto em outubro. Mais de 1.500 consultoras já estão aprendendo a administrar suas finanças por meio do site.

A primeira parceira da Natura na ideia foi a universidade Estácio. Desde julho, a instituição oferece descontos de 45% para as revendedoras em graduação e pós-graduação, seja presencial ou à distância. As faculdades de medicina e gastronomia, porém, não estão inclusas no tratado. As matrículas já somam 295.

Também abraçaram a iniciativa a escola de cursos profissionalizantes Prepara, que concede descontos de até 70% em aulas sobre uso da internet, atendimento ao cliente, vendas, administração do tempo e técnicas de negociação, por exemplo; e a Geekie Games, de ensino preparatório para o Enem.

Até dezembro, 5.332 pessoas (entre consultoras e seus familiares) haviam se inscrito em algum dos benefícios.

Raquel Standke, é uma delas. A revendedora estuda processos gerenciais na Estácio e pensa em fazer pós-graduação em marketing quando terminar o curso superior.

“Foi um sonho realizado. Não consegui fazer faculdade quando mais nova e, agora, depois de 20 anos, retomei os estudos”, conta.

Quem banca?

A Natura viabilizou as parcerias com recursos da sua linha Crer Para Ver, de produtos escolares como cadernos e lápis.

“O lucro da venda desses itens não fica para a consultora, ele vai para o Instituto Natura (entidade ligada à empresa que apoia projetos voltados à educação pública). Encontramos uma boa maneira de retornar essa doação para ela”, diz Cida Franco, diretora de relacionamento da Natura.

O instituto também oferece algumas bolsas de estudo integrais para as revendedoras em cursos oferecidos dentro do programa.

Parte do subsídio às mensalidades, porém, é bancado pelas empresas parceiras. “A gente diz (à instituição de ensino): eu deixo você falar com a minha rede de consultoras, mas quero uma condição exclusiva”, explica Cida.

Pelo menos para a Wizard, o investimento está valendo a pena.

“Nossa margem reduz um pouco, sim, mas fica preservado aquilo que a gente busca, que é proporcionar um maior acesso da população ao inglês, conseguir mais fluxo (de alunos) para as escolas e ganhar escala”, diz Luciano Kliemaschewsk, presidente da Pearson, dona da rede de ensino de idiomas.

Por enquanto, não há limite para o número de inscrições nos benefícios.  Os contratos são feitos diretamente com as parceiras, sem vínculo com a Natura. “Não temos teto. O teto são as nossas 1,4 milhão de consultoras. Quanto mais (gente participar) melhor!”, diz Cida Franco.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Andréa Ferracini

    Ter inglês fluente abre muitas portas de oportunidades profissionais, de viagens e de lazer! Hoje existem muitos recursos para se aprender a língua, até mesmo de forma online. Depois de muita pesquisa encontrei muita coisa boa na internet como esse treinamento gratuito postado no youtube (https://youtu.be/0KyNBmEup9k)! Sensacional!

  2. Ingês Gratuito

    Uma boa iniciativa e ter inglês fluentes é praticamente obrigatório nos dias de hoje. http://www.inglesgratuito.com.br/