Mercado de resseguros cresce e aposta em tecnologia

Responsável por garantir a saúde financeira de seguradoras, o mercado de resseguros local cresceu 30% em 2015. O líder do segmento no país é o IRB Brasil RE

O mercado brasileiro de resseguros tem crescido exponencialmente. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o volume de prêmio cedido a resseguradoras locais atingiu 7,3 bilhões de reais em 2015, com crescimento de 30% em relação aos 5,6 bilhões de reais registrados no ano anterior.

O resseguro pode ser definido como o seguro do seguro. Trata-se de uma forma de proteger as seguradoras para que possam arcar com as indenizações dos seguros, que, em 2015, totalizaram 93 bilhões de reais, com crescimento de 6% em relação a 2014. Sem mencionar o mercado de saúde, ainda não explorado pelas resseguradoras locais e que emitiu mais de 140 bilhões de reais em 2015.

O resseguro indeniza as seguradoras por eventuais prejuízos que possam acontecer em decorrência das apólices vendidas. A seguradora pode transferir parte do risco ou até mesmo toda a sua carteira a uma resseguradora, o que garante a capacidade de absorção de riscos e a proteção contra catástrofes, por exemplo. Isso ajuda na manutenção da saúde financeira das seguradoras.

Nos últimos anos, o setor de seguros e resseguros tem demonstrado apetite por novidades e está cada vez mais conectado. Atento a essas transformações, o IRB Brasil RE tem investido em inovação e novas tecnologias que dinamizam processos e tornam o dia a dia mais fácil.

Algumas tendências, como internet das coisas, big data, análise cognitiva e criptomoedas, estão cada vez mais em pauta. Com base nessas soluções, podem ser desenvolvidas novas ofertas, produtos e serviços inovadores com forte potencial de ganhos futuros em um mercado conservador.

O IRB Brasil RE também vem apostando em novos produtos. Lançado este ano, o resseguro financeiro é oferecido pela linha de Vida da empresa, para todas as seguradoras que precisam de capital para investir no desenvolvimento de um novo negócio. O IRB entra como um financiador da operação, com melhores condições que instituições financeiras. Em contrapartida, a seguradora cede uma carteira ao IRB por um determinado período.

IRB tem novo escritório em São Paulo
O IRB Brasil RE tem quase 80 anos de história, com sede no Rio de Janeiro, e atua em mais de 40 países. A companhia encerrou 2015 com um market share de 34% do mercado total de resseguros do país, segundo a Susep. O crescimento impulsionou a empresa a investir em um novo escritório, em São Paulo. Localizado na Avenida Faria Lima, um dos polos empresariais da cidade, o novo espaço permite aos colaboradores ficarem mais próximos dos clientes.

Moderno, o escritório tem salas de reunião equipadas com tecnologia avançada e o prédio adota práticas sustentáveis, o que pode gerar economia para a operação da empresa. A mudança foi bem recebida pelos colaboradores, que já começaram a aproveitar o conforto, a boa localização e os serviços oferecidos. Uma horta no subsolo, por exemplo, utiliza resíduos orgânicos gerados no próprio edifício. Há também um bicicletário com 166 vagas, vestiários e diversos serviços.

Atuação abrangente
O IRB Brasil RE oferece cobertura a diversos setores, desde o rural e o financeiro até os marítimos e de vida e previdência. A linha de Riscos Aeronáuticos, por exemplo, cobre todas as modalidades da aviação. A maior parte dos aviões das grandes companhias aéreas decola e pousa com as garantias do IRB Brasil RE.

A linha Property protege os mais variados tipos de indústrias, condomínios, residências, lojas e depósitos. As coberturas abrangem danos materiais, mas também podem indenizar o segurado por suas perdas financeiras em caso de paralisação do negócio por algum sinistro.

Além da proteção, o resseguro também presta outros serviços às seguradoras, como auditoria de sinistros e subsídios para a criação de novos produtos. Veja o caso da linha de Riscos de Engenharia do IRB Brasil RE. Além de cobertura que engloba construção, montagem, reforma, implantação, ampliação e modernização de grandes projetos, a empresa oferece suporte técnico especializado para o desenvolvimento de soluções de resseguro.

Já na linha de Riscos de Óleo e Gás, a empresa oferece treinamento aos clientes e suporte ao desenvolvimento de novos produtos. O resseguro exerce, portanto, um papel fundamental na viabilização de grandes projetos, o que contribui para o desenvolvimento econômico do país.