McKinsey abre fábrica modelo na BA para capacitar empresas

Na planta, grandes e pequenas companhias poderão aprender na prática os conceitos de manufatura enxuta

São Paulo – A consultoria McKinsey e o Senai inauguram na sexta-feira (23), em Salvador (BA), sua primeira fábrica modelo na América Latina. 

Trata-se de uma planta em escala reduzida, com maquinário e processos de montagem reais, onde pequenas e grandes empresas poderão aprender, na prática, os conceitos de “manufatura enxuta” (ou lean manufacturating).

Basicamente, a filosofia de gestão consiste em ensinamentos voltados para a redução de desperdícios de tempo e recursos.

A meta é que a fábrica modelo ajude a transformar o processo produtivo de até 75 indústrias por ano. 

Segundo a consultoria, o diferencial da planta é oferecer exercícios interativos que seguem conceitos já empregados por ela em parcerias semelhantes na Alemanha e Estados Unidos. 

As empresas que aderem à ideia, ainda de acordo com a McKinsey, chegam a ter ganhos de produtividade que variam entre 20% e 80%.

“Ao proporcionar um ambiente de fábrica, com exercícios práticos, fábricas modelo oferecem uma experiência única de aprendizagem baseada em experiência para disseminar os conceitos da manufatura enxuta”, explica Vijay Gosula, diretor da McKinsey Brasil, em nota. 

A consultoria utilizará a estrutura para atender grandes empresas nacionais e multinacionais e o Senai para capacitação de micro, pequenas e médias indústrias da região.

Hoje, a McKinsey possui 15 fábricas modelos distribuídas pelos Estados Unidos, Europa e Ásia.