Marcopolo é a Empresa do Ano de Melhores e Maiores 2014

A fabricante de carrocerias, uma das empresas mais internacionalizadas do país, foi o grande destaque deste ano

São Paulo – A Marcopolo foi eleita Empresa do Ano da edição de Melhores e Maiores da Revista EXAME 2014.

O prêmio foi entregue nesta segunda-feira, em cerimônia no Monte Líbano, em São Paulo, e foi recebido pelo presidente do conselho da companhia, Mauro Bellini.

A estratégia traçada pela Marcopolo para conquistar mercado dentro e, principalmente, fora do país foi um dos pontos que levou a empresa a ser escolhida.

Enquanto as indústrias brasileiras perdem espaço no exterior, a fabricante de carrocerias cresce a passos largos no mercado internacional e vende em mais de cem países.

Segundo estudo da Fundação Dom Cabral, a Marcopolo é hoje a 19a companhia brasileira mais internacionalizada.

A empresa começou no final dos anos 40 como uma pequena fabricante de Caxias do Sul, na serra gaúcha, e tornou-se um colosso de 1,15 bilhão de dólares em receita e lucro de 105 milhões de dólares.

Além das operações no Brasil, possui 12 fábricas em países como Colômbia, México e África do Sul, e tem participações menores em mais duas unidades no Canadá e nos Estados Unidos. 

Para José Rubens de la Rosa, diretor geral da Marcopolo, o prêmio se deve principalmente a uma expansão continuada.

“Ao longo desses 65 anos de história, conseguimos levar o nome da empresa e o do Rio Grande do Sul para outros lugares do mundo”, afirmou de La Rosa, em evento de lançamento da Melhores e Maiores 2014, da Revista EXAME.

2014, porém, será um ano de menos expansão. “É um ano difícil, principalmente para o Brasil, mas nós estamos nos preparando para mais um salto de crescimento que deve acontecer a partir de 2015”, diz o executivo.