Lucro da Portugal Telecom cai 31% no quarto trimestre

Oi pressionou o resultado. Companhia teve lucro de US$ 49,9 milhões nos três últimos meses de 2011

Lisboa – A Portugal Telecom divulgou nesta sexta-feira queda de 31 por cento no lucro do quarto trimestre, pressionada por aumento de custos financeiros associados à consolidação da Oi e contração de receitas no mercado doméstico.

A companhia teve lucro de 37,6 milhões de euros (49,9 milhões de dólares) nos três últimos meses de 2011, ante 54,4 milhões de euros um ano antes. Analistas consultados pela Reuters esperavam resultado de 47 milhões de euros para o período.

Apesar disso, nos últimos três meses de 2011, a receita da Portugal Telecom saltou 82 por cento, para 1,731 bilhão de euros, devido à integração da Oi, em que comprou participação de 25 por cento em março do ano passado.

No quarto trimestre de 2010, a Portugal Telecom já tinha vendido sua participação na Vivo, mas ainda não tinha comprado a fatia na Oi, o que justifica o forte crescimento das receitas na comparação anual.

No mercado doméstico, as receitas da Portugal Telecom caíram 7,4 por cento, para 718,4 milhões de euros, refletindo a difícil conjuntura vivida em Portugal, com famílias e empresas cortando gastos com telecomunicações.