Lenovo tem resultado recorde e supera expectativas

Companhia teve lucro líquido trimestre de US$ 204,9 milhões impulsionado por ganhos de participação no mercado de PCs e entrada no segmento de smartphones

Hong Kong – A chinesa Lenovo, que caminha para se tornar a maior fabricante de computadores pessoais do mundo, divulgou nesta quarta-feira lucro trimestral recorde, impulsionada por ganhos de participação no mercado de PCs e entrada no segmento de smartphones.

A companhia, que no Brasil controla a CCE, teve lucro líquido entre outubro e dezembro de 204,9 milhões de dólares, um terço acima do resultado obtido um ano antes. Analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S esperavam ganho de 178,4 milhões de dólares para o período.

A Lenovo tem ganho participação de mercado em PCs em meio a aquisições feitas nos últimos anos. A empresa está atrás da norte-americana Hewlett-Packard por uma pequena margem, segundo o grupo de pesquisa IDC.

No trimestre, a receita cresceu 12 por cento ante um ano antes, para 9,4 bilhões de dólares, com a maior parte do faturamento vindo do segmento de PCs.

Cerca de um décimo das receitas veio dos negócios com Internet móvel e casa digital (MIDH), que constituem principalmente vendas de celulares inteligentes na China, que saltaram 77 por cento, para 998 milhões de dólares.