Frigorífico Peccin vendia até carne estragada, diz PF

Executivos de diversas companhias e fiscais do Ministério da Agricultura foram presos na maior operação já realizada pela PF

São Paulo – Um dos frigoríficos que foram alvos, hoje, da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, o Peccin, do Paraná, é acusado de ter usado carne estragada em seus produtos.

A informação foi dada por Joyce Igarashi Camilo. Ela era a veterinária responsável pelo frigorífico Peccin, em 2014, e afirmou que a empresa “também comprava notas fiscais falsas de produtos com SIF (Serviço de Inspeção Federal) para justificar as compras de carne podre, e utilizava ácido ascórbico para maquiar as carnes estragadas” (essa empresa, Peccin Agroindustrial S.A., não tem relação com a Peccin S.A., fabricante de doces e chocolates de origem gaúcha).

Normélio Peccin Filho e Idair Antônio Piccin, sócios do frigorífico, têm algumas de suas declarações mencionadas na decisão da PF, que deixam claro o aval para práticas ilícitas dentro das normas de vigilância sanitária alimentícia.

Em uma delas, autoriza o uso de presunto podre “sem cheiro” para a produção alimentícia. Em outra, Idair manda uma funcionária comprar 2.000 quilos de carne de cabeça para a fabricação de linguiça. Este é um trecho de gravação divulgado pela Polícia Federal:

IDAIR – Você ligou?
NAIR – Eu, sim eu liguei. Sabe aquele de cima lá, de Xanxerê?
IDAIR – É.
NAIR – Ele quer te mandar 2.000 quilos de carne de cabeça. Conhece carne de cabeça?
IDAIR – É de cabeça de porco, sei o que que é. E daí?
NAIR – Ele vendia a 5, mas daí ele deixa a 4,80 para você conhecer, para fechar carga.
IDAIR – Tá bom, mas vamos usar no que?
NAIR – Não sei.
IDAIR – Aí que vem a pergunta né? Vamo usar na calabresa, mas aí, é massa fina é? A
calabresa já está saturada de massa fina, é pura massa fina.
NAIR – Tá.
IDAIR – Vamos botar no que?
NAIR – Não vamos pegar então?
IDAIR – Ah, manda vir 2.000 quilos e botamos na linguiça ali, frescal, moída fina.
NAIR – Na linguiça?
IDAIR – Mas é proibido usar carne de cabeça na linguiça…
NAIR – Tá, seria só 2.000 quilos para fechar a carga. Depois da outra vez dá para pegar um
pouco de toucinho, mas por enquanto ainda tem toucinho (ininteligível).
IDAIR – O toucinho, primeira coisa, tem que ver que tipo de toucinho que ele tem.

Outras empresas

A lista de empresas investigadas pela PF na operação Carne Fraca inclui JBS e BRF, duas das cinco maiores exportadoras do país, reconhecidas como as maiores empresas de carne do mundo. Além delas, aparecem na decisão outros frigoríficos grandes e pequenos.

Essas empresas são acusadas de participar de um esquema de corrupção no Ministério da Agricultura. No entanto, exceto em alguns casos, como o da Peccin, a Polícia Federal não detalhou as acusações correspondentes a cada empresa.

A PF apenas diz, genericamente, que foram encontrados casos de companhias que usavam, em suas operações, carnes podres com ácido ascórbico para disfarçar o gosto, frango com papelão, pedaços de cabeça e carnes estragadas empregadas como recheio de salsichas e linguiças.

Trata-se da maior operação já realizada na história da PF, segundo a instituição, com mais de 1.100 policiais mobilizados em seis Estados (Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás) e no Distrito Federal.

Entre os presos, executivos das companhias e fiscais do Ministério da Agricultura. A investigação aponta que os frigoríficos tinham influência para escolher os servidores que iriam efetuar as fiscalizações na empresa, por meio de pagamento de propina.

Roney Nogueira dos Santos, gerente de relações institucionais e governamentais da BRF, e o vice-presidente José Roberto Pernomian Rodrigues (que já havia se envolvido em um escândalo anterior, na Cisco) estão na lista.

As ordens foram expedidas pela 14ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR) e orientam 38 de prisão (27 preventivas e 11 temporárias), 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão locais supostamente ligados ao grupo criminoso.

O que diz a JBS 

A JBS, por meio de sua assessoria de imprensa, enviou esta declaração a EXAME.com:

Em relação à operação realizada pela Polícia Federal na manhã de hoje, a JBS esclarece que não há nenhuma medida judicial contra os seus executivos. A empresa informa ainda que sua sede não foi alvo dessa operação.

A ação deflagrada hoje em diversas empresas localizadas em várias regiões do país ocorreu também em três unidades produtivas da Companhia, sendo duas delas no Paraná e uma em Goiás. Na unidade da Lapa (PR) houve uma medida judicial expedida contra um médico veterinário, funcionário da Companhia, cedido ao Ministério da Agricultura.

A JBS e suas subsidiárias atuam em absoluto cumprimento de todas as normas regulatórias em relação à produção e a comercialização de alimentos no país e no exterior e apoia as ações que visam punir o descumprimento de tais normas.

A JBS no Brasil e no mundo adota rigorosos padrões de qualidade, com sistemas, processos e controles que garantem a segurança alimentar e a qualidade de seus produtos. A Companhia destaca ainda que possui diversas certificações emitidas por reconhecidas entidades em todo o mundo que comprovam as boas práticas adotadas na fabricação de seus produtos.

A Companhia repudia veementemente qualquer adoção de práticas relacionadas à adulteração de produtos – seja na produção e/ou comercialização – e se mantém à disposição das autoridades com o melhor interesse em contribuir com o esclarecimento dos fatos.

O que diz a BRF

A BRF também se manifestou por meio de sua assessoria de imprensa, que enviou esta declaração a EXAME.com:

Em sua página de relações com investidores, a BRF publicou o seguinte a seguir, assinado pelo diretor presidente global, Pedro de Andrade Faria.

A BRF, nos termos da Instrução CVM nº358, de 3 de janeiro de 2002, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em relação à operação da Polícia Federal realizada na manhã desta sexta-feira, está colaborando com as autoridades para esclarecimento dos fatos.

A companhia reitera que cumpre as normas e regulamentos referentes à produção e comercialização de seus produtos, possui rigorosos processos e controles e não compactua com práticas ilícitas.

A BRF assegura a qualidade e a segurança de seus produtos e garante que não há nenhum risco para seus consumidores, seja no Brasil ou nos mais de 150 países em que atua.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. João Victor Teobaldo

    O que eu mais amo no setor privado…é a ausência de corrupção…e a preocupação deles em empregar a população…estado mínimo já! mais mises e menos Marx! Srsr

    1. João Victor Teobaldo

      #Lula2018

    2. João Victor Teobaldo

      #Lula2018 chola!! Lulamito!!

  2. João Victor Teobaldo

    #Lula2018

    1. Jefferson Barra

      sim, no inferno!!!

    2. Alex Teixeira

      Lula2018? Porra meu, o cara acabou com o país, nos endividou, roubou muito, muito msm. Agora vem gente aqui dizendo #lula2018? Lula e o partido dele foram os que mais desviaram dinheiro público na história da política brasileira. A quem diga q ele criou “bolsa família” mas isso não representa nem 1% do nosso PIB. Lula não tem caráter, fez alianças com Deus e o diabo ao msm tempo (varios partidos idependente do histórico corrupto).E quando a Dilmex quis colocar lula como ministro para ter foro privilegíado? Pelo visto os petistas não lembram mais disso. Iula é um vagabundo, grevista nato e não tem inteligência cromossomica para dirigir esta pátria amada Brasil.

    3. #Naruto2018

  3. Nelson Gomieiro Filho

    O Brasil esta carcomido por um tumor de corrupção e idiotice do povo, pois ainda se ve muitos Lula 2018, pessoas assim ou são iguais a ele ou muito burras, pois foi nessas gestões que tudo se deteriorou. Mas se Deus quiser corruptos e corruptores vão é para cana e dura. Vava nossa PF e ministério público federal.

    1. sergio augusto da silva

      porque antes do lula era o paraíso no Brasil kkkkkkkkkk

  4. Carlos A Machado Fernandes

    É por causa desse corruptos que o Brasil vai de mal a pior. Essas corporações ajudaram a enfiar o Brasil nessa lama do PT. #Bolsonaro2018 #Chegadecorruptos

  5. Bruno Pimentel Pereira

    Eu pensava que “a maior operação já realizada na história da PF” era a Lava Jato…

    1. Não seja tapado. A maior INVESTIGAÇÃO é a Lava Jato. Operação é uma única ação.

  6. Ronald Dresch Nicolli

    Até parece que essa corrupção e descaso com o brasileiro, acontece nos últimos 6 meses…. o PT e sua maneira de governar, contaminou todas as esferas da sociedade. Incrível como ainda tem os idiotas que não enxergam isso. Depois de 13 anos promovendo crescimento a todo custo (do contribuinte é claro), e a todo custo cobrando das empresas altas cargas tributárias, para distribuir entre os correligionarios do Foro de São Paulo, e ditadores dos países em que aceitavam participar do projeto de corrupção como angola Venezuela e muitos outros… estimulou as empresas a também viverem de falcatruas e corrupção, tudo pra pagar esse alto custo PT …parei… tenho mais o que fazer… BANDO DE CORNO, FILHOS DE UMA QUE RONCA E FUÇA!

    1. DIGIPRO2005 ML

      Tão inteligente você e não sabe que a balança comercial Brasil x Venezuela é favorável ao Brasil, acho que vocês que tão cheio de “nacionalismo” e e têm essa diarreia mental.

    2. Daniel Felipe Rodrigues

      Realmente não aconteceu nos seus últimos 6 meses, na real isso vem desde a colonização portuguesa, que saqueou nosso ouro, já ouviu falar dos santos de pau oco? Sim o brasileiro sempre teve boas ideias de como roubar uns dos outros, isso está na história do brasileiro, infelismente, Lula foi o único governador que tentou ao menos nos trazer mais transparência, certamente ele deve ter metido a mão também, ninguém acreditava que o Lula ia fazer o que fez, ser um excelente presidente, contudo os outros partidos cresceram o olho no jeito de governar do PT, que estava trazendo mais transparência em relação ao dinheiro que passa no governo, com isso virou uma anarquia la dentro, um querendo roubar mais que os outros, não só para uso pessoal, mas para também incriminar o PT, já que estavam indo a 16 anos de governo consecutivos.
      Foi no tapetão que o PSDB conseguiu 2 anos pra governar, porem eles já ferraram com o governo todo, agora vão ficar de mimimi pondo a culpa no PT, para dizerem que precisam de mais 4 anos para organizar as coisas, tramoia que eles mesmo fizeram.
      Infelizmente os partidos não estão lá um para fiscalizar o outro, são quadrilhas bem organizadas que querem ferrar uns com os outros, ou roubarem junto, isso parece mais aquele antigo programa do Silvio, “Um contra todos, todos contra um”.
      Cabe ao brasileiro negar essa origem maldita, parar de entregar as coisas para os países alheios a troco de banana, lutar pelo o que é seu, nosso, o Brasil pode ser um belo país de primeiro mundo, porem com essa mídia fdp que só se importa com embolsar a grana deles, são corruptos também, alem de utilizar de uma ferramenta de grande poder para induzir as pessoas a algo que eles querem…..

  7. Há muitos anos temos denunciado infelizmente na época ninguém acreditou. Um grupo pequeno mas que maculam a imagem do ministério que tem contribuído tanto para o desenvolvimento do país. Único setor que tem sustentado nossa economia. Vejam a reportagem de 2012. http://www.gazetadopovo.com.br/economia/fiscais-agropecuarios-do-parana-pedem-saida-do-superintendente-2ij34x98oywtmwpckpfnpzjny

  8. Irio Valdir Kichow

    Há um “vícios de linguagem” no texto:
    “Carne podre

    A informação de que ao menos um dos frigoríficos usava carne pobre”
    Não seria carne poDre?

  9. Calhordas imorais!

  10. Margarete Rejane

    Ola., eu acredito que existem muitos produtos com papelão comprava um produto de marca Rainha, que vende alho amassado, um dia desconfiada do sabor da comida , mastiguei. além de ñ ter o sabor, o produto ñ dissolve ao mastigar pensei que podia ser algodão mas vendo essa reportagem estou convicta de que é papelão. seria bom investigarem.

  11. Newton Ishido

    Bom dia ………

    Venho pedir desculpas à …..
    Brahma, Skol, Heineken, Bud,
    por todas as vezes que as culpei de ter passado mal após os churrascos.
    A culpa sempre foi da carne.

  12. #Lula2018noteucu, #PTpraputaquepariu, #bolsonaro_cerebrodeminhoca, #etctodaessamerda, #abraosolhoseassumaaresponsabilidade,
    #chegadetantatolice, #chegadeodioepreconceito, #paredeprocurarculpadoeajudepositivamente, #teracessoaculturanaofazdetisuperioraosoutros, #ignorancianaoehausenciadeinteligencia, #afaltaderespeitoaoproximodemonstraoquantoimbeciltues, #ehfacilapontaroserrosdoteusemelhantequerovertufazerjusasbolasquetemeassumirprasiaresponsabilidadedepropagaroconhecimentoadquirido, #aoinvésdesomemteapontaroerrofaçaalgoutilecolaboreensinando, #façapormerecerasbolasquetensecolaboresomefaçaadiferençaenaoapenassrvanglorieporterlidoalgumanoticiaantesdosoutros, #saibaoqueehgovernoeoqueehoposicao, #aeraptehaprimeiraemqueaoposicaotemmaispoderqueogoverno_motivopeloqualforamdivulgados_apontados_investigados_descobertos_osmaiorescasosdecorrupcaodonossopaís_naosejamaisumburromarioneteinoscente, #naosatisfaçasuasededeconhecimentoassistindoapenasaglobo_nossosistemadecomunicacaoehummonopolio_sohaumladodamoeda, #navelocidadedopassosqueestamosamudancapramelhorseravistapelosnossosbisnetoseolhelá, #setensconhecimentotuaresponsabilidadeehmaiorqueasdosdesafortunados, #paredejogararesponsabilidadeemalavancarnossopaisemnomesdepoliticos_tuaimbecilidadeaumentaacadadiaassim,
    #pelamordedeusparedecitarfatossemcontextualizaristoehperigoso, #nossopaiseh_arrombado_usurpado_explorado_roubado_usado_detonado_devastado_desdesempre, #putaquepariu_Lulanaoehsantomasnaoehoculpadodasituacaoemquenosencontramos, #aculpatbehminhaesua, #oserhumanotemporinstintoprocurareapontarumculpados_ehmaisfacil_nossocerebrofuncionaassim, #setufoiagraciadoateracessoàinformaçãosejapeloteuesforçooupornasceremberçoprivilegiadotensmaisresponsabilidadeemcolaborarnatransformaçãopositivadoBrasilqueopobrecoitadoquesóassisteaglobo, #setedeparascomaignoranciaeviraascostasparaelaésumimbecilpobredeespiritoqueprecisasentirsesuperioraooutropraquesuavidamiseravelfaçaalgumsentido,