Hyundai Heavy construirá fábrica de máquinas pesadas no Rio

Previsão é que a construção da unidade seja concluída no fim de ano que vem

São Paulo – A Hyundai Heavy Industries vai construir uma fábrica de máquinas de construção pesada no Rio de Janeiro, divulgou o governo do Estado nesta terça-feira.

A fábrica será instalada na cidade de Itatiaia, no sul do Estado, e produzirá “até cinco mil máquinas por ano para construção pesada e contará ainda com um centro de treinamento de mão-de-obra”, segundo o governo.

A previsão é que a construção da fábrica seja concluída no fim de 2012. O empreendimento é o primeiro da companhia fora da Ásia, de acordo com o governo do Rio.

O projeto vai consumir investimento de 150 milhões de dólares e tem apoio da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e a Brasil Máquinas como sócia minoritária.

A Hyundai Heavy também integra o projeto de construção do maior estaleiro da América Latina no porto do Açu, no Estado do Rio de Janeiro, pela OSX, do empresário Eike Batista. A companhia sul-coreana é parceira tecnológica da construção do projeto que deve ficar pronto em 2013.