Google trabalha em possível oferta pelo Twitter, diz fonte

A jogada sugere que o Google está avaliando a opção, se colocando em disputa com outros possíveis interessados, como a Walt Disney e a Salesforce.com

Nova York – O Google está trabalhando com assessoria financeira na análise de uma possível oferta pelo Twitter, que continua estudando uma venda, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.

Ao recorrer à Lazard, o Google não indicou que definitivamente apresentará uma oferta pelo Twitter. Mas a jogada sugere que o Google está avaliando a opção, se colocando em disputa com outros possíveis interessados, como a Walt Disney e a Salesforce.com.

Gina Scigliano, porta-voz do Google, preferiu não comentar. Não foi possível localizar um porta-voz da Lazard.

O Twitter contratou o Goldman Sachs e a Allen & Co. para atrair possíveis compradores após ser informado do interesse da Salesforce, disseram pessoas familiarizadas com a situação.

A empresa, que registra há mais de um ano estagnação do crescimento da base de usuários, vem tentando dar nova forma à sua identidade concentrando-se em vídeos e eventos ao vivo.

O Google, maior subsidiária da Alphabet, é visto há tempos como candidato natural à compra da combalida rede social, conhecida pelos tuítes de 140 caracteres.

As empresas fecharam acordos de publicidade e em torno de sistemas de publicação em dispositivos móveis. Recentemente, o Twitter concordou em integrar seu conteúdo aos resultados de busca do Google após o fracasso em uma colaboração anterior.

A iniciativa anterior do Google para as redes sociais, focada no Google+, não deu certo, o que deixou a empresa sem um serviço viável para rivalizar com o principal concorrente no ramo de anúncios, o Facebook.

Sob o comando do presidente Sundar Pichai, o Google tem se concentrado nos últimos tempos em inteligência artificial e armazenagem em nuvem, não em redes sociais.

A Lazard atuou como assessora financeira da aquisição da fabricante de software Apigee pelo Google, por US$ 625 milhões, em setembro. A transação deverá ser fechada até o fim do ano.