Google e Barnes & Noble se unem para vencer Amazon

Juntas, as duas companhias farão entregas no mesmo dia da compra – um serviço que a Amazon já faz como ninguém

São Paulo – O Google e a rede de livrarias Barnes & Noble estão unindo suas forças para enfrentar o seu rival comum, a Amazon, e começar a oferecer o que ele tem de melhor: entrega rápida e barata de livros.

A partir de hoje, consumidores que estiveram em algumas regiões nobres dos Estados Unidos, incluindo Manhattan e leste de Los Angeles, poderão comprar e ter seus pedidos no mesmo dia.

As entregas serão feitas em lojas locais da Barnes & Noble para as compras por meio do Google Shopping Express, serviço de compras on-line do gigante de buscas.

A parceria pode ser uma saída para a livraria, que tem seu negócio estagnado há anos e que ainda não havia estreado seus serviços online.

Nos últimos cinco anos, a rede fechou 63 lojas e teve sua base reduzida para 660 lojas de varejo e 700 em campus de faculdades.

Mais fôlego

“É a nossa tentativa de vincular o digital e físico”, Michael P. Huseby, presidente da Barnes & Noble.

O serviço Google Shopping foi lançado há cerca de um ano para fazer entregas de grandes empresas. Costco, Walgreens, Staples e Target são algumas das 18 empresas parcerias que o negócio já possui.

A Amazon, por sua vez, é a líder americana das vendas pela web e já tem feitos entregas no mesmo dia há algum tempo para algumas cidades americanas – um número que só tende a crescer.

O serviço de entrega no mesmo dia sai por 5,99 dólares para os clientes do programa Prime da Amazon e 9,98 dólares para os outros.
Na mesma linha, Walmart e eBay também já começaram a fazer serviços semelhantes.

Resta saber se a mesma estratégia dará mais fôlego para a maior e mais tradicional rede de livrarias dos Estados Unidos.