GOL tem taxa de ocupação de 77,8% em janeiro

A companhia considera que esse é o maior nível para o mês nos últimos dez anos

São Paulo – A receita de passageiro por assentos-quilômetro oferecidos (Prask) pela GOL em janeiro cresceu de 9% sobre o mesmo mês de 2013, conforme dados prévios divulgados nesta sexta-feira, 21, pela companhia aérea.

Contribuiu para esse número o aumento na taxa de ocupação de 5,2 pontos percentuais, para 77,8% em janeiro, o que a companhia considera ser o maior nível para o mês nos últimos dez anos. A taxa de ocupação também cresceu ante dezembro em 2,5 pontos porcentuais.

O yield (indicador de tarifa) ficou “nos patamares atuais”, em alta de 2% sobre janeiro de 2013, de acordo com o comunicado.

Por sua vez, o preço médio do combustível teve aumento de 9%, o maior crescimento dos últimos 9 meses, “devido à contínua depreciação do real frente ao dólar em novembro e dezembro, refletidos no período de formação de preço”, explica a empresa.

No mercado doméstico, a oferta cresceu 10,2%, devido ao maior número de voos extras e fretamentos no mês de janeiro. No internacional, a oferta ficou estável (+0,3%). Assim, a oferta total teve aumento de 9,1%.

Quanto à demanda, a alta foi de 17,3% no mercado doméstico e de 13,6% no internacional, sendo que o sistema total apresentou como indicador evolução de 16,9%. “Para 2014, a GOL reafirma o limite superior de aumento de capacidade no mercado doméstico em 0%”, diz na nota.

A taxa de ocupação no mercado doméstico ficou em 78,2%, aumento de 4,7 pontos percentuais ante janeiro de 2013, e a internacional, em 74,6%, crescimento de 8,7 pontos porcentuais.