Gol tem 1º lucro operacional em 2º trimestre desde 2010

A empresa teve lucro operacional de recorrente (Ebit) de R$ 37 milhões

São Paulo – A Gol Linhas Aéreas Inteligentes teve lucro operacional de recorrente (Ebit) de 37 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo resultado negativo registrado no mesmo período do ano passado, apoiada na conclusão de processo de reestruturação que ampliou a utilização de suas aeronaves em cerca de 1 hora no período.

O resultado foi o primeiro positivo da empresa para o segundo trimestre em sete anos em bases recorrentes, informou a companhia no balanço. A margem Ebit foi de 2 por cento ante 8 por cento negativos no segundo trimestre de 2016.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente foi de 156 milhões de reais ante 40 milhões de reais negativos no segundo trimestre de 2016. A margem foi de 7 por cento ante 3 por cento negativos um ano antes.

Sem efeito caixa, a Gol teve prejuízo líquido de 475 milhões de reais no segundo trimestre diante de efeitos cambiais negativos de 226 milhões de reais. Um ano antes, o câmbio havia produzido efeito positivo extraordinário de 779 milhões de reais no resultado da companhia.

A Gol completou no segundo trimestre a devolução de aviões iniciada em maio do ano passado com um plano que concentrou as operações da companhia em rotas mais rentáveis. A redução ajudou a elevar o valor médio pago por passageiro por quilômetro voado, indicador conhecido como yield, em 4,8 por cento.

O custo excluindo combustível medido pelo indicador Cask recorrente teve redução de 2 por cento no período, impulsionada por menores despesas com arrendamento de aeronaves, devido à reestruturação da frota, e ao menor custo com a prestação de serviços, informou a Gol.

A empresa informou que seus aviões voaram uma média de 11,3 horas por dia no segundo trimestre, ante 10,7 horas no mesmo período de 2016.

Já a dívida líquida terminou junho em 4,9 bilhões de reais, equivalente a 4,2 vezes o Ebitda, próximo da meta da empresa para o ano de 4 vezes.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s