France Telecom vende unidade suíça para Apax por 1,6 bi de euros

Acordo é um sinal de esperança em meio às escassas vendas na Europa devido ao impacto da crise de dívida soberana na zona do euro,

Paris – A France Telecom venderá sua operadora de telefonia móvel Orange Switzerland ao grupo privado Apax Partners por cerca de 1,6 bilhão de euros, marcando os esforços da empresa para focar-se em seus mercados principais.

O acordo é um sinal de esperança em meio às escassas vendas na Europa devido ao impacto da crise de dívida soberana na zona do euro, que elevou os custos do crédito para tais transações.

Alguns banqueiros advertiram com preocupação que a France Telecom poderia abandonar o processo de venda da unidade, já que as ofertas estavam abaixo das expectativas por causa dos altos custos de financiamento.

As compras na Europa frearam na segunda metade do ano, com muitas operações sendo descartadas ou postergadas.

A Apax disse que a transação, que está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores, será assinada pela diretoria da France Telecom em janeiro.

Como parte de uma ampla revisão de seu portfólio, a France Telecom tem buscado sair da Suíça, onde é a terceira maior operadora, com uma participação de mercado de cerca de 17 por cento.

A France Telecom, cujos outros mercados-chave além da França são Grã-Bretanha, Polônia e Espanha, também está tentando vender sua unidade na Áustria.

A companhia recebeu cinco ofertas pela unidade, pela qual esperava arrecadar entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de euros, e também prometeu devolver aos acionistas até 800 milhões de euros através de recompras de ações.