Ford mira mercados emergentes com engenharia indiana

A montadora dos Estados Unidos luta para competir na Índia, mercado onde carros pequenos e baratos, mas ainda assim potentes, são populares

Udaipur – A Ford planeja usar técnicas de baixo custo aprendidas na Índia para desenvolver modelos compactos para outros mercados emergentes, disseram executivos, copiando a estratégia usada pelos rivais asiáticos no quinto maior mercado automotivo do mundo.

A montadora dos Estados Unidos luta para competir na Índia, um mercado onde carros pequenos e baratos, mas ainda assim potentes, são populares e onde também montadoras como a Maruti Suzuki India e a Hyundai dominam.

No último ano fiscal, a Ford vendeu 75 mil carros – resultado pequeno perto da marca líder no mercado Maruti Suzuki – e sua participação de 3 por cento no mercado de veículos de passageiros é uma das menores entre as montadoras estrangeiras.

Assim a Ford mira a expansão de sua participação no mercado com o lançamento de seu primeiro carro compacto feito especificamente para o mercado indiano, o Figo Aspire, na quarta-feira.

O motor potente e eficiente do carro também será instalado em outros veículos que a Ford pretende exportar para a África e o Sudeste Asiático, disseram os executivos.

“Nós estamos sendo desafiados a achar soluções de engenharia com menores custos do que tradicionalmente temos sido aptos a fazer”, disse o chefe do programa de carros compactos da Ford na Ásia-Pacífico, John Lonsdale.