Filipinas receberá primeiro navio da Vale com destino à Ásia

O navio Berge Everest, de 388 mil toneladas, é o primeiro da frota de 35 supernavios da empresa a partir para a Ásia

Cingapura- Um dos supernavios para transporte de minério de ferro da Vale, que estão entre os maiores do mundo, deve chegar às Filipinas esta semana para descarregar a matéria-prima vinda do Brasil, enquanto a frota da mineradora permanece impedida de alcançar seu maior mercado, a China.

A Vale tem sido forçada a desviar sua frota de seis supernavios para as Filipinas, Itália, Omã e outros destinos, enquanto aguarda Pequim liberar o acesso aos portos chineses.

O navio Berge Everest, de 388 mil toneladas, é o primeiro da frota de 35 supernavios da Vale (Valemaxes) a partir para a Ásia totalmente carregado com minério de ferro.

Após uma breve parada para reabastecimento em Cingapura este mês, o navio irá atracar no Porto de Villanueva, nas Filipinas, segundo a Reuters Freightviews.

O carregamento de minério de ferro deve, então, ser transferido para dois navios menores, provavelmente com destino à China, segundo um agente do porto.

“Parece que o navio será descarregado nas Filipinas. Acho que seremos o centro de minério de ferro da Vale na Ásia até o problema na China ser resolvido”, disse um agente do porto local.