EXAME premia as melhores e maiores empresas do Brasil

Durante evento em São Paulo, serão premiadas nesta terça-feira as companhias que mais se destacaram em 18 setores

EXAME premia nesta terça-feira as empresas que mais se destacaram durante o último ano. Mais importante ranking de companhias do país, MELHORES E MAIORES vai homenagear em sua 36ª edição as empresas de 18 setores escolhidas a partir de um conjunto de critérios definidos em conjunto com a Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, da Universidade de São Paulo). Uma dessas 18 empresas também será apontada a Empresa do Ano.

O anúncio dos premiados vai acontecer no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, a partir das 19h. A cerimônia contará com a presença dos mais importantes empresários do país; do ministro da Fazenda, Guido Mantega; do presidente do BNDES, Luciano Coutinho; do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; e do presidente do conselho de administração do grupo Abril, Roberto Civita.

O ranking de MELHORES E MAIORES não é uma escolha arbitrária da redação da revista EXAME nem da equipe técnica que assessora a publicação e analisa as demonstrações contábeis enviadas pelas empresas. As melhores empresas identificadas em 18 setores da economia despontam pelo sucesso que obtiveram na condução de seus negócios e na disputa de mercado com as concorrentes no ano que passou comparativamente ao exercício anterior.

O critério para avaliar o sucesso é basicamente uma comparação dos resultados obtidos em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade por empregado. Os 18 setores premiados são: Atacado, Autoindústria, Bens de Capital, Bens de Consumo,Eletroeletrônico, Energia, Farmacêutico, Indústria da Construção, Indústria Digital, Mineração, Papel, Química e Petroquímica, Serviços, Siderurgia e Metalurgia, Telecomunicações, Têxteis, Transporte e Varejo.

Para a escolha dos premiados, foram avaliados dados de mais de 3.500 empresas. Todas publicaram demonstrações contábeis no “Diário Oficial” dos estados ou enviaram seus resultados para análise de MELHORES E MAIORES. Empresas de porte significativo que preferem não divulgar resultados tiveram seu faturamento estimado por analistas.

Após uma importante reformulação, o Portal EXAME também reestreia nesta terça-feira a versão online de MELHORES E MAIORES. A partir desta noite, as consultas ao serviço serão gratuitas e poderão ser feitas por qualquer internauta. Será possível encontrar informações sobre mais de 1.700 companhias coletadas nos últimos 14 anos.