Eurofarma adquire Segmenta por R$ 450 milhões

Empresa de genéricos fecha a compra da maior fabricante de soros hospitalares do país

A fabricante brasileira de medicamentos genéricos Eurofarma fechou nesta quinta-feira a compra da Segmenta, maior fabricante de soros hospitalares do Brasil. Terceira maior empresa do setor de genéricos, a Eurofarma ainda não estava presente na indústria de soros – que movimenta cerca de 1 bilhão de reais no país. Segundo apurou o site de VEJA, a compra foi fechada por 450 milhões de reais.

Pertencente aos antigos donos dos laboratórios Biossintética (vendido ao Aché em 2005, por 600 milhões de reais), a Segmenta foi criada há pouco mais de dois anos, com investimentos próximos de 80 milhões de reais. Nesse tempo, conseguiu atingir a liderança de mercado no Brasil e faturar 140 milhões de reais em 2009. Neste ano, a empresa deve superar os 200 milhões de reais em vendas.

Ela fabrica, além de soro hospitalar, produtos de limpeza pesada para hospitais e outros insumos laboratoriais.

Omilton Visconde Junior preside a Segmenta e tem como sócios seus dois irmãos, Marcel e Henry, donos do grupo automotivo Eurobike e da Stuttgart Motors, importadora oficial da Porsche no Brasil.

Juntas, as empresas dos irmãos devem faturar em 2010 mais de 1 bilhão de reais. Já a Eurofarma deve terminar o ano com vendas de 1,4 bilhão de reais. Antes de vender a empresa para a Eurofarma, Visconde Junior havia afirmado que pretendia abrir o capital da Segmenta na bolsa de valores em 2013.