Dona do WordPress leva home office ao extremo

Com quase 1.400 metros quadrados, o escritório de São Francisco era lindo, mas foi fechado

São Paulo – O home office tem se tornado uma prática cada vez mais comum em empresas. Com o avanço da tecnologia, funcionários podem trabalhar de casa ou de alguma cafeteria e fazer ligações e reuniões por teleconferência.

Nas companhias que oferecem o benefício, colaboradores podem escolher não ir ao escritório uma ou mais vezes por semana. Mas a Automattic, dona da plataforma de blogs WordPress, está levando a prática ao extremo.

A empresa está fechando o seu escritório de São Francisco e todos os funcionários passarão a trabalhar de onde quiserem.

Ela funcionava na cidade californiana há sete anos em um galpão reformado especialmente para a companhia, com pé direito amplo e portão de madeira customizado. Com quase 1.400 metros quadrados, o local era lindo.

Mesmo assim, ninguém o frequentava. Os cerca de 30 funcionários na cidade já trabalhavam remotamente e apenas cerca de cinco pessoas frequentavam o local por dia, afirmou o presidente da companhia, Matt Mullenweg. Dessa forma, não fazia mais sentido pagar o aluguel do espaço.

No mundo, a Automattic tem 550 funcionários espalhados por dezenas de países e valor de mercado de 1 bilhão de dólares. Todos eles podem atuar de onde quiserem e recebem até 250 dólares por mês caso queiram frequentar outros espaços de co-working, de acordo com o Quartz.

As reuniões são feitas pela internet, o contato é pelo chat, a empresa patrocina a compra de computadores e a criação de um escritório na cada dos funcionários e, se eles quiserem trabalhar em uma Starbucks, por exemplo, paga até pelo café que consumirem, diz o site.

Duas vezes por ano, todos os funcionários se encontram para uma reunião global, para alinhar culturas e missões. A empresa já chegou até a contratar funcionários por entrevistas em vídeo, sem conhecê-los pessoalmente, conta o Business Insider.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Plataforma espetacular, e uma ideia espetacular desde que todos estejam realmente focados. O Universo online é uma realidade para quem tem o desejo de obter novas fontes de renda. Se está dando certo comigo, vai dar certo para quem quiser. Depois que tive acesso a este e-book gratuito minha percepção mudou, vale a pena conferir: http://bit.ly/2sfWS6Tebookmaquinadevendas