Direito de Resposta – Lojas Colombo

Texto produzido pelas Lojas Colombo S/A

No dia 03/03/3017, EXAME publicou em suas mídias digitais matéria intitulada “Grupo Colombo homologa recuperação judicial”, pretendendo noticiar a recuperação judicial da empresa Q1 Comercial de Roupas S/A, popularmente conhecida como “Camisaria Colombo”, com ênfase para a existência de dívidas da empresa no montante aproximadamente 1,6 bilhão de reais.

Entretanto, a matéria valeu-se de fotografia da fachada de uma das unidades da Lojas Colombo S/A, com destaque para o seu logotipo, e fez diversas referências à expressão “Grupo Colombo”, o que consiste em um equívoco.

A Lojas Colombo S/A é empresa diversa, que não possui qualquer relação com a empresa Q1 Comercial de Roupas S.A e que não se encontra em recuperação judicial ou circunstância semelhante. Trata-se de empresas que atuam em diferentes setores do mercado de varejo, voltando-se a empresa Q1 Comercial de Roupas S.A notadamente ao comércio de vestuário e a Lojas Colombo S/A notadamente ao comércio de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis.

A Lojas Colombo S/A foi fundada em 1959 e possui, atualmente, 250 lojas físicas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de dois grandes centros de distribuição em Porto Alegre e Curitiba, com uma frota própria de aproximadamente 150 caminhões, que fazem mais de 1000 entregas diárias.

A Lojas Colombo S/A mantém um multicanal de vendas, incluindo lojas de rua, shoppings, televendas (0800 642 4242), vendas pelo celular e e-commerce (www.colombo.com.br):

Logomarca da Lojas Colombo S/A (Lojas Colombo S/A/Divulgação)

Portanto, a matéria veiculada não tem qualquer relação com a Lojas Colombo S/A, empresa sólida com quase 60 anos de história.

Destaca-se, mais uma vez, que as empresas são distintas, atuam em diferentes ramos do varejo e não fazem parte do mesmo grupo econômico. A matéria, ao referir “Grupo Colombo”, refere-se tão somente à “Camisaria Colombo”.