Vendas de livros cresceram em volume e faturamento na comparação com o 1º semestre de 2016

São Paulo, agosto de 2017 – Projetando mais uma vez o fechamento do acumulado do ano com números otimistas, o sétimo período* do mercado livreiro apresentou crescimento de 4,46% em volume e 5,01% em faturamento, em relação ao mesmo intervalo em 2016.

A performance também foi positiva quando comparados os números deste ciclo aos resultados do sexto período (6ºT: 22/05 a 18/06/2017): 4,42% em volume e 1,53% em faturamento.

Na soma das vinte e oito semanas de 2017**, o varejo de livros mantém recuperação diante do baixo desempenho de 2016 e já aponta crescimento de 5,47% nas vendas em volume e 6,59% em valor.

Quanto aos gêneros, destaque para os de Não Ficção Trade, que ganharam importância em faturamento, de 1,18 ponto percentual, e acumulam um resultado expressivo no ano, em valor:

Não Ficção Trade
2016: R$196.821.370,37
2017: R$220.791.127,02
Variação: 12,18%

Esses são alguns dos dados do 7º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2017, retratados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

* T. Mercado – Período 7: 2016 (20/06 a 17/07/2016) x 2017 (19/06 a 16/07/2017)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK28: 2016 (04/01 a 17/07/2016) x 2017 (02/01 a 16/07/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, ecommerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL – Criado em 1940, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site http://www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
Gabriela Leal – Assessora de Comunicação
assessoriacomunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477

SOBRE A NIELSEN – Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona um entendimento completo sobre o que os consumidores assistem e compram (Watch & Buy). No segmento Watch, a Nielsen oferece aos clientes de mídia e publicidade serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). O segmento Buy oferece aos fabricantes de bens de consumo e varejistas uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar as informações dos segmentos de Watch e Buy com dados de outras fontes, a Nielsen apresenta aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que permitem o crescimento de seus negócios. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial. Para mais informações, visite http://www.nielsen.com.

CONTATO COM A IMPRENSA
Angélica Vargas – Comunicação Externa Brasil
angelica.vargas@nielsen.com / (+55 11) 4613-7187