Programa da Unesco inspira escolas a vivenciar práticas de cultura e paz e respeito à biodiversidade em acampamento em São Paulo

Fazer com que crianças e jovens compreendam que suas ações geram consequências globais, estimulando a tomada de consciência das responsabilidades individuais em suas decisões cotidianas é o objetivo do programa desenvolvido pelo Acampamento Aruanã inspirado na plataforma do “Ano Internacional do Entendimento Global” promovido pela Unesco durante todo este ano.

O programa trabalhará, de maneira lúdica e prática, pequenas situações que permitam os alunos refletirem sobre os seis eixos propostos pela UNESCO: sobrevivência, urbanização, pertencimento, interação, preservação e recuperação. “A ideia é permitir que, a partir de dinâmicas, as crianças – do ensino infantil, fundamental e médio, de acordo com suas capacidades – vivenciem a cultura de paz, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural por meio das ciências, da cultura e da comunicação”, explica o coordenador pedagógico do Aruanã, Ronaldo Tedesco.
“Nossa proposta leva em consideração a realidade de cada escola e de cada grupo de estudantes e pretende facilitar a integração de conhecimentos ao estilo de vida de cada participante”, afirma a gerente de marketing do acampamento, Carol Gaudio.

Engajados no propósito da Unesco, o Aruanã aproveitou para criar o Movimento Buriti: uma iniciativa que pretende incentivar colaboradores , fornecedores, parceiros e a comunidade a realizar pequenas ações que possam fazer a diferença na vida em sociedade. “Essas ideias cresceram e evoluíram para um grande movimento colaborativo, que conta com diversas ações semanais, mensais, anuais e constantes. Nossa principal matéria prima é a boa vontade e o amor. As ações são feitas por qualquer pessoa que tenha esses pré-requisitos, doando aquilo que tiver disponível, como tempo, carinho, serviços, aulas, palestras, workshops, ideias e muito mais. Desta maneira, conseguimos fazer com que o ideal do Entendimento Global seja incorporado por todos não apenas como uma nova forma de gestão de negócios, como também um novo estilo de vida”, explica Carol.

O Aruanã também possui outros projetos pedagógicos, como o Projeto Água Viva (de preservação aos recursos hídricos); Projeto Luz (história e evolução da luz); Aruanã For Fun (imersão em inglês); Olimpíadas Aruanã (esporte e integração), entre outros.

Website: http://aruana.com.br/