Outdoor training aumenta engajamento da equipe

A carência de mão de obra qualificada no Brasil e a alta competitividade exige das empresas investimentos frequentes na capacitação de seus profissionais. Para especialistas, porém, mais do que conhecimento, o executivo bem-sucedido deve ter, cada vez mais, grande capacidade para lidar com pessoas e engajar a equipe.
Um estudo de engajamento de funcionários realizado pelo Instituto Gallup em 142 países, no ano passado, mostrou que, entre brasileiros que trabalham para um empregador, apenas 27% são engajados, ou altamente produtivos e comprometidos em prover valor para as suas empresas.

O Instituto também detectou que o engajamento está ligado à felicidade no trabalho: pela pesquisa, 86% dos funcionários que vestem a camisa se dizem felizes. Do contrário, colaboradores com baixo índice de felicidade e satisfação faltam ao trabalho 1,25 dia a mais por mês, em média, e isso representa uma perda de produtividade de 15 dias por ano.

É por isso que empresas buscam diferentes formas de treinamento e capacitação como forma de engajar a equipe, reforçar a fixação dos conteúdos e reprogramar atitudes de maneira positiva. O Outdoor Training, por exemplo, é um treinamento profissional feito ao ar livre, que possibilita o desenvolvimento de várias habilidades a quem participa, como motivação, maior produtividade, fortalecimento do trabalho em equipe, aumento das tomadas de decisão, criatividade, gestão de crise, mudanças de comportamento, entre outras vantagens.

“Isso acontece porque, ao sair da rotina do escritório, longe da zona de conforto, os executivos ficam mais receptivos em identificar problemas e enxergar soluções. Sem contar que, durante as atividades, eles são incentivados a ter outra visão dos processos e das pessoas com as quais trabalham”, explica Tu Evangelista, diretor da Ludo para Empresas, parceira para treinamentos do Acampamento Aruanã, um espaço de eventos em meio à Mata Atlântica, a apenas 35 quilômetros da Marginal Pinheiros, em São Paulo, e que tem longa experiência em promover outdoor training para empresas.

“Num espaço como o Aruanã, mais que a interação entre os colegas, é possível fazer com que os executivos se tornem capazes de mobilizar os participantes para que se percebam como agentes de resultados, na liderança de suas equipes, através de ações coerentes com as metas da organização”, ressalta a gerente de Marketing do espaço, Carol Gaudio.

Com capacidade para receber até cinco mil pessoas e realizar 3 eventos diferentes, simultaneamente, o Aruanã possui mais de 20 anos de expertise na organização de eventos, o que garante tranquilidade para a empresa. “Temos capacidade de cuidar de todo o treinamento: do transporte e cenografia até hospedagem dos funcionários, caso seja necessário”, explica Gaudio. “Como também atuamos com eventos corporativos diversos e acampamento de férias, podemos organizar atividades direcionadas para que esse momento seja ainda melhor aproveitado pelos executivos.”

Website: http://aruana.com.br/