Filmes. Por aproximadamente 120 minutos eles fazem com que o espectador viva outra vida, absorvido pela história narrada. Se a história é boa, um filme é capaz de fazer com que questões importantes permaneçam em pauta mesmo quando ele acaba. Por exemplo, a relação entre o poder e o dinheiro. Filmes que retratam os bastidores do mercado financeiro costumam ultrapassar o simples entretenimento para levar a quem assiste questões éticas enfrentadas pelos personagens. Mercado de ações, bolsa de valores, transações milionárias e crises financeiras são temas amplamente abordados pelo cinema norte-americano, que parece não temer as complexidades intrínsecas ao sistema capitalista.

Confira a seguir as dicas de filmes e documentários que o empresário Flavio Maluf separou para você pensar sobre o mercado financeiro ao mesmo tempo que se entretém com a 7ª arte.

Wall Street – Poder e Cobiça (1987)

Como lembra Flavio Maluf, esse filme é um clássico no que se refere aos bastidores de Wall Street. Dirigido por Oliver Stone, a trama se passa no mercado de ações dos anos 80. Bud Fox (Charlie Sheen) é um corretor novato e ambicioso que consegue os conselhos do bilionário Gordon Gekko (Michael Douglas) em troca de informações privilegiadas. Para Bud Fox, o dinheiro é a única coisa pela qual vale a pena lutar, mesmo que à custa de suas relações pessoais. Com atuação impecável, Michael Douglas levou a estatueta de melhor ator no Oscar de 1988.

Wall Street – O dinheiro nunca dorme (2010)

Após assistir Wall Street – Poder e Cobiça, assista a continuação Wall Street – O dinheiro nunca dorme. Flavio Maluf ressalta que o diretor Oliver Stone expõe novamente as relações de poder subjacentes ao mercado financeiro. A trama se passa em 2001 e agora é o corretor Jacob Moore (Shia LaBeouf) quem aborda o milionário Gordon Gekko atrás de conselhos.

O Lobo de Wall Street (2013)

Baseado no livro de memórias do norte-americano Jordan Belfort – que após passar 22 meses na prisão por fraude e lavagem de dinheiro escreveu um livro de memórias e hoje se dedica a ensinar o método que desenvolveu para enriquecer –, O Lobo de Wall Street é dirigido pelo aclamado diretor Martin Scorsese e protagonizado por Leonardo DiCaprio. A trama narra a entrada do corretor no mercado financeiro, seu enriquecimento ilícito e sua queda. O filme teve cinco indicações ao Oscar.

Margin Call – O dia antes do fim (2011)

A crise financeira de 2008 deu origem a esse drama. O diretor J.C. Chandor, além de abordar as questões éticas enfrentadas por quem dá as cartas no mercado, centrou-se no comportamento e nas relações hierárquicas entre alguns dos responsáveis pela crise. Como destaca Flavio Maluf, o elenco conta com Paul Bettany, Stanley Tucci, Kevin Spacey e Demi Moore.

Inside Job (2010)

Segundo Flavio Maluf, enquanto Margin Call – O dia antes do fim é uma ficção sobre a crise de 2008, Inside Job é um documentário sobre a mesma crise. Baseado em uma ampla pesquisa e em entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, o diretor Charles Ferguson busca amarrar a rede de crimes e mentiras que causaram o colapso do mercado norte-americano. O documentário concorreu ao Oscar em 2010.

Enron – os mais espertos da sala (2005)

Este documentário aborda a trajetória da empresa texana Enron, desde sua formação em 1980 até sua falência, com a demissão de 20 mil pessoas. Dirigido por Alex Gibney, o documentário, que foi indicado ao Oscar, registra um dos maiores casos de corrupção corporativa da história norte-americana.
Website: http://flaviomaluf.com/