A CES (Consumer Electronics Show), evento anual que acontece sempre no mês de janeiro em Las Vegas, vem revelando o presente e o futuro da tecnologia há mais de 40 anos. O que há de mais atual e avançado, está lá. E como noticiou o site CNET, a CES 2016 não mudou o mundo, mas mostrou como o mundo está mudando. Segundo Marcio Alaor, executivo do BMG, o evento, que pode ter seu nome traduzido para Feira de Eletrônicos de Consumo, este ano teve como atração principal um drone com espaço para um passageiro, carros elétricos e câmeras acopladas a objetos de uso diário que irão mudar a forma como nos relacionamos com nossa casa.

O drone Ehang 184
Os drones foram a atração na CES 2016, mas nenhum foi tão aplaudido quanto o Ehang 184: o drone foi desenvolvido para ser ocupado por um passageiro e nos dá a impressão de que os carros voadores finalmente chegaram. Sendo um drone, não é preciso nem possível pilotá-lo. Apenas programar previamente o trajeto, sentar e aproveitar a viagem. Por enquanto, ele tem a capacidade de voo de apenas 23 minutos, explicou Marcio Alaor do BMG, e atinge a altura máxima de 3,5 Km. O drone é de fabricação da empresa chinesa Ehang, que continua trabalhando na invenção; sua maior preocupação é a segurança, informou Marcio Alaor, executivo do Banco BMG. Por isso, a empresa chinesa planeja montar uma central de controle para assumir o comando do drone quando necessário. Assista o vídeo feito pela empresa: http://bit.ly/1ITJrj0.

Carros elétricos
Os carros elétricos também foram atração na feira de eletrônicos e, pelo visto, são a tendência do setor automobilístico. Conforme Marcio Alaor, do Banco BMG, a empresa GM apresentou o Chevrolet Bolt 2017 em sua versão final; a previsão é de que o carro esteja à venda até o final deste ano a um preço inicial de 30 mil dólares. Veja mais sobre o carro no site chevrolet.com. A Ford e a Volkswagen também apostam nos carros elétricos e apresentaram alguns protótipos, confirmando o aumento desses veículos no mercado nos próximos anos; a Ford anunciou que planeja colocar 13 carros híbridos no mercado em 2020 e a Volkswagen resolveu reinventar sua clássica Kombi, apresentando um protótipo elétrico. Imagine nunca mais ter de procurar por um posto de gasolina; talvez aconteça.

Casa inteligente
Outra novidade foram as câmeras conectadas a objetos: elas estão acopladas a tudo. Na geladeira, por exemplo. Está no supermercado e não se lembre se precisa comprar leite? Sua geladeira mandará uma foto do seu interior e o problema está resolvido, comenta Marcio Alaor, executivo do Banco BMG. A geladeira, da marca Samsung, irá custar cerca de 5 mil dólares.

História
A primeira CES ocorreu em 1967 na cidade de Nova York. Desde então, muitos aparelhos utilizados por nós foram apresentados em primeira mão no evento. Alguns exemplos: o Videocassete, apresentado no CES de 1970, o Compact Disc Player, apresentado em 1981, o Digital Versatile Disk (DVD), em 1996, a televisão de plasma em 2001 e o Blu-Ray DVD, em 2003. O CES 2017 já tem data: será entre os dias 5 e 8 de janeiro do próximo ano, em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos.

Fonte: Exame
Website: http://marcioalaorbmg.com/