Flavio Maluf faz uma análise do cenário econômico apontando a inflação de maio

A economia nacional, há muitos meses apresenta resultados insatisfatórios nos índices mensais de inflação, mensurados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para Flavio Maluf, como a inflação do mês maio alcançou um patamar que não visitava desde maio de 2008, é um indicativo que algo precisa ser feito com urgência. Agindo assim, o brasileiro recuperará o seu poder de compra, retroalimentando o mercado com novos investimentos.

O Diretor Presidente da Eucatex, o senhor Flavio Maluf, enfatiza que a atual situação da economia brasileira é muito preocupante. Diante das incertezas políticas que perduram há vários meses, a situação torna-se ainda mais séria, visto que o Governo atual não apresenta medidas sólidas que se reflitam, de imediato, na recuperação dos índices econômicos. Aparentemente, a falta de credibilidade, oriunda diretamente da agitação política, fortalece as incertezas, de tal forma que o poder aquisitivo do brasileiro é devorado pela inflação. Diante disto, uma coisa é certa: medidas drásticas são necessárias. No entanto, se o Governo continuar sem credibilidade, pouca coisa se resolverá, pois sem poder de barganha com o legislativo o Governo continuará incapaz de fazer algo com consistência.

A Eucatex é uma empresa que se destaca na produção de madeira e seus derivados. No momento, a sua linha de produtos atende tanto a indústria moveleira, como a construção civil. Outra linha de produto que a Eucatex explora na gestão de Flavio Maluf é das tintas. A diversidade de produtos é uma vantagem que a marca Eucatex tem para avaliar o cenário econômico atual. Aliás, como uma das maiores fornecedoras de madeira para a construção civil ela ressente-se da crise que se arrasta há vários meses, a qual levou o setor de construção para uma crise sem precedentes nas últimas décadas. Contudo, não apenas as grandes empresas do setor de construção se queixam da retração, porquanto a venda de tintas para reformas, por exemplo, apresenta uma queda preocupante, sobretudo comparando-se com as vendas dos anos anteriores no varejo. Para Flavio Maluf, a situação econômica urge melhorias, pois com inflação em alta, ao lado da flutuação cambial exorbitante dos últimos meses, a tendência é repassar para o mercado os custos de produção.

Como limita o poder de compra de qualquer pessoa, a inflação é dos maiores temores do brasileiro. Nos últimos anos, diante da adoção de medidas de Estado que se prevaleceram em várias gestões governamentais, a economia nacional apresentou resultados satisfatórios. O Brasil gradativamente não apenas recuperou a sua imagem no mercado internacional, mas ofereceu ao cidadão melhores condições de vida com a valorização do seu poder aquisitivo. Se conhece bem a fórmula para colocar mais uma vez a economia nos eixos. Aliás, o setor produtivo aguarda que o Governo seja apto a vencer este desafio, porque a inflação precisa de controle imediato. Antes que o cenário econômico exiba índices piores do que os atuais, é fundamental indicar para o mercado e para o cidadão brasileiro que há medidas sérias a caminho. Com seriedade e competência, com certeza este desafio será superado com rapidez.