Evento internacional em São Paulo debaterá sobre Resíduos de Serviços de Saúde

O encontro, que reunirá engenheiros, técnicos, especialistas, pesquisadores e tomadores de decisões, tem como objetivo apresentar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) cujo escopo é a normalização no campo de resíduos de serviços de saúde, no que concerne à terminologia, classificação, requisitos de gerenciamento, procedimentos de coleta, armazenamento, tratamento, métodos de ensaio e generalidades e, também fomentar as principais questões acerca do tema no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), bem como debater sobre a convergência, oportunidades e desafios da aplicação das normas da ABNT nas empresas e instituições. Os dois primeiros dias do evento trarão palestras com especialistas no setor e apresentação de estudos de caso nacionais e internacionais. Para o terceiro dia, estão sendo programadas visitas técnicas, cujas vagas serão limitadas.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabeleceu diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos, que inclui os Resíduos gerados nos Serviços de Saúde (RSS). Nesse sentido, é necessário atualizar e integrar normas e procedimentos visando às boas práticas, especialmente, quando o assunto é saúde e meio ambiente. Em 2015 a Comissão de Estudos Especiais de Resíduos de Serviços de Saúde (ABNT/CEE-129) aprovou a proposta da realização do Simpósio Internacional de Resíduos de Serviço de Saúde – SIRSS.

Além da ABES-SP, são instituições organizadoras: Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (ABETRE), Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), BHS Brasil Health Service, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEOHESP), Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma); e a Universidade de São Paulo (USP).

A programação preliminar já está disponível no site: http://www.sirss.com.br/
O valor da inscrição no Simpósio Internacional de Resíduos de Serviço de Saúde é de R$ 390,00.
Para se inscrever, acesse: https://docs.google.com/forms/d/128-RRZlVsY0rjIjM1UKOgSyKWY4Guo_rU1ptIBg4vzw/viewform

Para saber mais sobre a ABES-SP, acesse www.abes-sp.org.br

Serviço:
O quê: Simpósio Internacional de Resíduos de Serviço de Saúde
Quando: de 11 a 13 de abril
Onde: Auditório do Prédio 39 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – Av. Prof. Almeida Prado, 532. Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições: R$ 390,00 (para se inscrever, acesse https://docs.google.com/forms/d/128-RRZlVsY0rjIjM1UKOgSyKWY4Guo_rU1ptIBg4vzw/viewform )_

Programação preliminar: http://www.sirss.com.br/