Emprego: portal reúne serviços de carreira presencial e online

A busca por emprego já não mais se resume a encontrar vagas disponíveis no mercado e se candidatar sem analisar alguns aspectos básicos. Entre eles estão o próprio perfil profissional, o que deseja da próxima experiência de trabalho e como não gastar tempo com oportunidades que estão distantes. Para além das listas e anúncios de emprego, há um universo mais complexo que contempla elementos como coaching de carreira, orientação quanto à recolocação, autorreflexão a respeito da própria trajetória profissional e, obviamente, um entendimento maior sobre como analisar vagas oferecidas e suas especificidades.

Com o intuito de auxiliar pessoas à procura de um novo emprego, o HeadHunter, Bruno Cunha, especialista em coach de carreira e orientação profissional, reuniu diversas informações úteis que contribuem justamente para melhor desempenho e efetividade nesta fase de transição. O portal da Pontus Consultoria em RH disponibiliza serviços de gestão de carreira desde 2005. E entre eles está o “CarreiraShop”.

Estímulo via coaching de carreira

Um dos principais objetivos da Pontus é auxiliar candidatos na recolocação profissional. A empresa tem uma frente chamada Pontus Coach. Nela, é oferecido serviço de coaching. “Preparamos o profissional para lidar com todas as etapas para a recolocação profissional, conforme seus objetivos e estratégias de carreira”, conta Bruno Cunha. Coaching de carreira é um serviço direcionado e focado no candidato que tem crescido muito com o passar dos anos. No serviço são aplicadas sessões nas quais o coach ajuda o candidato a fazer uma autoanálise de seu desempenho e objetivos. Estratégias também são traçadas para que os objetivos sejam alcançados. Cada sessão dura uma hora e pode ser feita online (via conferência) ou presencial, dependendo do local de residência do candidato. Os pacotes de sessões podem ser comprados pelo site.

“Além de recolocação, o coaching pode ajudar o profissional a ser promovido, a mudar de área e a alcançar diversos outros objetivos ligados à carreira”, conta Bruno Cunha. A Pontus Consultoria em RH facilita a comunicação entre empresa e candidato através dos serviços de busca de vagas, análise qualitativa de networking e campanhas de marketing profissional, customizando a necessidade do profissional através de diversos tipos de programas: “Clássico”, “Vip”, “Grupo” ou “Serviço Pontual”. Com isso, é possível estabelecer as melhores estratégias para cada perfil.

Serviços pontuais para candidatos e empresas

Além do coaching e das vagas ofertadas, interessados em mudar de profissão também contam com outros serviços como, por exemplo, análise e elaboração de currículos, mapeamento de perfil profissional, pesquisa e análise salarial, planejamento de carreira, simulação de entrevista, desenvolvimento de liderança, análise de fatores motivacionais e muitos outros. Tudo para que o candidato defina seus objetivos e se sinta preparado para ir atrás deles.

Já para as empresas, há serviços de Outplacement – uma prática que visa humanizar os processos de demissões e promover benefícios tanto para a organização quanto para o colaborador. Com esta prática, a área de gestão de pessoas participa frente a transição de carreira de seus colaboradores apoiando, assessorando e orientando-os com planos de carreira, além de ajudá-los a reverem metas pessoais e profissionais. É possível, assim, desenvolver rede de contatos e ganhar notoriedade mesmo em um momento tão delicado como uma demissão.

“Em uma organização que pratica ou contrata consultorias de Outplacement, os processos de desligamento são mais humanos e fazem com que o mercado tenha profissionais cada vez mais competitivos. Um profissional assessorado com práticas desta ferramenta voltam ao mercado mais seguros e prontos para recomeçarem, diferente dos que são desligados de maneira tradicional, que tendem a se à frustração ou desestruturação”, comenta Bruno.

A prática de Outplacement sempre foi muito comum em grandes corporações e eram aplicadas exclusivamente para executivos, mas seus benefícios são tão claros e efetivos que é cada vez mais comum praticá-la com profissionais de diversos níveis.

Há também coaching executivo e programas de desenvolvimento de liderança, em que nas sessões, são realizadas atividades visando o desenvolvimento do executivo, promovendo melhorias em seu desempenho. Cada sessão tem duração de uma hora e podem ser fechados pacotes de quantas sessões o candidato desejar.

Além disso, as empresas podem contratar a Pontus conforme suas demandas e necessidades para serviços como: pesquisa de clima e cultura, mapeamento de perfil de competências, pesquisa salarial, plano de cargos, carreiras e salários, avaliações de desempenho – onde são avaliados o desempenho dos líderes -, análise do potencial de vendas, entre outros.

Para saber mais, visite o site da Pontus Consultoria em RH (www.pontus.com.br).
Website: http://www.pontus.com.br