Conheça as vantagens de uma mentalidade empreendedora na vida pessoal e profissional

O Brasil começou a se tornar um forte país de empreendedores. Em 2014 foi alcançada no país, segundo estudo realizado pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) no ano seguinte, uma taxa de empreendedorismo de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos, e quase o dobro do registrado em 2002, quando era de 20,9%. Este índice revela uma realidade: quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa.

Percebe-se que o empreendedorismo ganha maior espaço e se faz presente em cursos de extensão, pesquisas acadêmicas e aplicadas, negócios e fomenta a própria popularização do termo empreendedor/empreendedorismo, mas seu crescimento não para por aí. Hoje em dia não está atrelado somente aquele que possui um negócio próprio, mas é interpretado como uma atitude, associada a um estado de espírito, uma cultura, um comportamento. O conceito de Ser Empreendedor é amplo e se tornou uma característica aplicável e requisitada no desenvolvimento da trajetória de todo profissional.

É interessante observar que os profissionais em desenvolvimento empreendem, e ao ampliarem os comportamentos do empreendedorismo nas próprias vidas se ampliam também as possibilidades para que se tornem protagonistas de suas carreiras e os donos de suas histórias.

Nesta trajetória, criar oportunidades, encontrar soluções, adotar outras perspectivas, ter novas ideias e transformar sonhos em realidade são algumas das características que se destacam numa mentalidade empreendedora. Estas atitudes podem favorecer a implementação de um negócio, mas podem também ser uma chave para desenvolver inúmeros aspectos na vida pessoal e profissional. No meio organizacional, por exemplo, o empreendedorismo é mais difundido com características voltadas para um ambiente interno, o intraempreendedorismo. Os profissionais, afinados com este ambiente, buscam se destacar utilizando suas capacidades de inovar, criar, gerenciar, implementar, desenvolver serviços e produtos, etc. fortalecendo a si mesmos, suas equipes e organizações. O intraempreendedor tem sido valorizado pelas organizações por agregar imenso valor aos trabalhos/projetos executados, pela autoaprendizagem, pela motivação de fazerem parte de um “time”e gerarem inúmeros resultados.

No atual cenário do mercado, competitivo e exigente, o intraempreendedor é requisitado e disputado pelas organizações por suas características, atuando como agente para a inovação, compartilhamento do conhecimento, gestão compartilhada, liderança situacional, foco nas soluções e criação de oportunidades.

Explorar o empreendedorismo, não importa se voltado para um negócio, meio organizacional, busca de emprego ou expandindo a mentalidade, certamente trará ganhos para vida. Ser empreendedor, primeiramente, é uma abertura aos comportamentos e atitudes empreendedoras, permitindo novas perspectivas. Esta jornada se inicia a partir da mentalidade empreendedora que quando fortalecida favorece a atitude de empreender-se.

Quer ser mais empreendedor, mas não sabe como desenvolver a mentalidade empreendedora? Confira, a seguir, um passo a passo para desenvolvê-la na Palestra Online e Gratuita que ocorrerá nesta semana. Faça sua inscrição na Palestra Gratuita AQUI http://fabianawiniawer.com.br/site/saiba-mais.

Website: http://fabianawiniawer.com.br/site/saiba-mais