Como Transformar um Cliente Insatisfeito em Aliado da Marca

Possuir um Cliente Insatisfeito com o serviço ou produto oferecido por uma empresa é um problema bastante sério, que caso não seja resolvido, pode fazer com que o nome e a imagem da empresa sejam arranhados perante o mercado, algo que pode trazer grandes danos financeiros ao negócio.

Para enfrentar esse tipo de situação, aos atendentes são necessárias algumas características, como: paciência, proatividade, autocontrole, flexibilidade, saber ouvir, ter calma para explicar a situação, tentar oferecer sempre uma solução viável e tentar compreender e registrar o motivo da insatisfação.

Para evitar que esse problema aconteça, mais do que ter essas qualidades, a melhor solução é transformar os clientes insatisfeitos em aliados da marca. Confira algumas dicas simples para fazer isso.

1) ENCONTRE O RESPONSÁVEL PELO PROBLEMA
Caso o Cliente Insatisfeito esteja irritado por ter recebido informações incorretas por parte da empresa ou por ter recebido promessas em relação ao prazo de entrega que não foram cumpridas, a melhor maneira de demonstrar comprometimento é encontrar o funcionário responsável por esse problema e deixar que ele se desculpe pessoalmente ou através de meios digitais, com o cliente.

2) REALIZE TREINAMENTOS PERIÓDICOS ENTRE EQUIPES
Quando grande parte da insatisfação dos clientes é causada por erros cometidos internamente pelos funcionários da empresa, a melhor alternativa é promover treinamentos para que esses funcionários ganhem uma qualificação mais elevada.

Isso pode ser feito através de palestras e workshops que sejam capazes de demonstrar aos funcionários a importância que um bom atendimento ao cliente é capaz de fazer para o progresso de uma empresa.

3) NÃO INTENTE DESCULPAS
Para muitas empresas, é mais fácil inventar desculpas e razões infundadas para justificar as falhas de seus produtos e serviços do que realmente reconhecer os seus erros diante do cliente e admitir que essa questão precisa ser melhorada.

Porém, não existe nada capaz de irritar ainda mais o cliente do que esse tipo de postura, e caso a empresa permaneça se comportando dessa forma, será apenas uma questão de tempo até que o volume de vendas diminua e o nome da empresa esteja manchado perante os consumidores.

Portanto, nessas horas é melhor que a empresa tenha a humildade de reconhecer as suas falhas e admitir que não é perfeita, mas que está se esforçando de forma constante para agradar aos seus clientes.

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