Como integrar marketing de impressos e marketing digital no e-commerce

Já é bastante comum que algumas marcas priorizem o meio digital como forma de conquistar mais clientes, se comunicar e interagir com eles. O setor de comércio também surfa nessa onda, apresentando bastante crescimento recente na internet com o aumento do número de e-commerces e a necessidade de explorar e impulsionar este tipo de negócio.

Assim, muitos podem até pensar que é hora de cortar ou diminuir significativamente os custos com campanhas usando materiais impressos, focando apenas no marketing digital. Mas, por que não integrar as duas mídias? Elas podem trabalhar juntas para aumentar ainda mais os acessos e os lucros de uma loja online.

Conheça algumas maneiras de integrar as mídias impressas com as digitais para não só impulsionar as vendas, mas também promover e fixar a marca no mercado.

QR Code
Bastante populares ultimamente, os códigos de barras QR podem ser acessados através de aplicativos nos smartphones. Ao focar no código que você inseriu em uma campanha impressa através de um panfleto, por exemplo, o potencial cliente pode ser redirecionado para a página do produto ou serviço em questão no seu web site, até mesmo com algum desconto exclusivo.

Hashtags
Outra maneira de engajar o público que receber em mãos o impresso da sua marca é através de hashtags. Extensamente usadas em redes sociais como o Instagram e o Twitter, elas permitem que a pessoa crie seu próprio conteúdo relacionado à marca. Há a possibilidade de oferecer ofertas ou brindes a quem utilizar uma determinada hashtag, por exemplo, que foi criada e divulgada pela marca.

As hashtags ainda tornam mais fácil rastrear e mensurar o resultado de uma campanha impressa, caso tenham sido inseridas unicamente naquele material.

Links curtos
Uma ação ainda mais simples de integrar marketing de impressos com digital é inserir um link que redirecione a pessoa para uma de suas redes sociais, para o web site ou para uma página específica que tenha ligação com o impresso. Para isto, é importante que no panfleto, flyer ou folder não sejam colocadas todas as informações necessárias ao cliente, já que a intenção é instigar o potencial consumidor a visitar a loja online ou landing page.

Para isto, trabalhe com link curtos e autoexplicativos, já que links longos ficam mais difíceis de serem copiados e/ou memorizados.

Códigos Promocionais
Dar ao cliente o que ele procura é sempre uma boa maneira de incentivá-lo a se engajar. E, certamente, seu cliente vem buscando vantagens e promoções. Os cupons ou códigos promocionais são ótima ação de marketing para atrair ainda mais consumidores e estimular a primeira compra.
No material impresso é possível colocar um código promocional e indicar à pessoa que basta acessar sua página, escolher um produto ou serviço, e inseri-lo para ganhar descontos exclusivos. Não só o faz sentir-se especial como pode ainda ganhar a simpatia e consequente fidelidade dele.

Desconto exclusivo
Os descontos exclusivos, em geral, são excelentes formas de fazer com que a campanha impressa leve ao meio digital. Oferecer promoções especiais para quem compartilha sua página, faz uso de uma hashtag única, ou vence uma promoção realizada em redes sociais – ou no próprio site do e-commerce, é sempre uma maneira interessante de atrair os clientes em potencial.

Essas são algumas das formas de integrar marketing de impressos com marketing digital! Existem outras, basta deixar a criatividade rolar.

E não se esqueça: use a abuse das redes sociais para interagir com o público e fortalecer a marca. Nunca deixe de colocar os endereços de cada uma (Facebook, Twitter, Instagram, etc) nas campanhas impressas, bem como o endereço do web site e e-commerce, levando sempre a pessoa a se interessar pelo que pode ganhar acessando seu negócio no mundo virtual.

Para saber mais sobre campanhas impressas e impulsionar suas vendas acesse www.mtall.com.br/blog
Website: http://www.mtall.com.br/blog