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Última atualização 24/05/2017 - 17:20 FONTE

CEO da Mullen Lowe Brasil fala da relevância de ter consumidores satisfeitos

Obter espaço em mercados cada vez mais competitivos e conquistar consumidores que ficam constantemente mais exigentes é algo que demanda estratégias bem planejadas e bem executadas.

Entretanto, como comenta José Borghi, CEO da Mullen Lowe Brasil, antiga Borghi Lowe, para conseguir isso é necessário inovar e tentar conhecer os consumidores da maneira mais ampla possível, pois isso viabiliza que sejam desenvolvidas estratégias segmentadas, personalizadas e que gerem um grande engajamento.

O publicitário da Mullen Lowe Brasil destaca que, com a instabilidade econômica que atravessam alguns países, entre eles o Brasil, o que tem como consequência a redução dos investimentos em recursos tecnológicos e campanhas publicitárias, é crucial que as companhias saibam satisfazer os seus consumidores da melhor forma possível para se manterem fortes no mercado. Nesse sentido, José Borghi cita um levantamento da American Customer Satisfaction Index (ACSI) referente ao ano de 2015 que mostrou que as empresas que conseguem satisfazer os seus clientes levam vantagem em relação aos seus concorrentes no que diz respeito à performance de mercado.

O empresário da antiga Borghi Lowe reporta que o ACSI chegou a esse dado com base em informações obtidas em pesquisas que contaram com a participação de 70 mil pessoas com o intuito de mensurar o quanto os consumidores estão felizes com as companhias. Contudo, apenas conhecer essa informação não é o bastante, pois o que é realmente necessário é o desenvolvimento de estratégias que sejam capazes de gerar essa satisfação. Dessa forma, o executivo da Mullen Lowe Brasil comenta que é necessário que os anunciantes, que desempenham um papel crucial nesse processo, saibam conhecer amplamente o público.

Assim, estando presentes em múltiplas mídias digitais e utilizando os diversos recursos tecnológicos que permitem a obtenção de informações minuciosas sobre o comportamento e as preferências das pessoas, é possível que as companhias ofereçam serviços e produtos realmente relevantes e satisfaçam as demandas do público.

Nesse sentido, o CEO da Mullen Lowe Brasil ressalta que a segmentação e a personalização são essenciais, pois permitem que as marcas direcionem suas estratégias para as pessoas certas no momento certo e de forma personalizada. Destarte, cada cliente se sente satisfeito por ser tratado com exclusividade, por perceber que é importante para a empresa, o que passa a impressão de que ela é comprometida com o seu público, fator crucial para gerar engajamento e, consequentemente, melhorar o desempenho da companhia no mercado.

Todavia, com os avanços tecnológicos, principalmente com o recurso da automação e a digitalização de quase todos os processos, e os modelos de negócios cada vez mais dinâmicos, é necessário que as marcas estejam em constante inovação. Isso porque, ao mesmo tempo em que essas novas alternativas barateiam os processos de marketing e as estratégias publicitárias e permitem conhecer mais profundamente o público, também aumentam o número de concorrentes e a demanda por experiências cada vez mais satisfatórias, comenta José Borghi.

Para finalizar, o publicitário da Mullen Lowe Brasil destaca que tudo isso está diretamente ligado a questão da Geração Millennial. Isso porque essas pessoas, que atualmente têm entre 16 e 36 anos, são as principais responsáveis pela evolução do mercado e, consequentemente, pela necessidade de criar estratégias inovadoras. Além disso, a tendência é que daqui há quatro ou cinco anos essa geração represente a metade do mercado de trabalho em todo o mundo, o que faz com que as empresas tenham que se adaptar ainda mais ao estilo de vida dessas pessoas, que está diretamente ligado ao uso da tecnologia e demanda inovações constantes, sempre buscando a plena satisfação em todos os sentidos.

Website: http://us.mullenlowe.com/