Botânico faz sucesso ensinando identificação de plantas pela internet

No Brasil, atualmente, há uma avalanche de criação de conteúdos e cursos disponibilizados através da internet, o que vem trazendo oportunidades de acesso à informação que, até pouco tempo atrás, muitas pessoas não tinham.

Seja por residir em áreas afastadas ou por limitações financeiras, a verdade é que o mundo online surgiu para facilitar e baratear o acesso a conteúdos qualificados e, em certos casos, até mesmo profissionalizantes.

O botânico Rodrigo Polisel, biólogo (USP) e pós-graduado (UNICAMP), professor universitário e consultor ambiental, oferece, desde 2008, cursos de extensão na área de botânica e meio ambiente de forma presencial, na base de campo da Brasil Bioma em Juquitiba, interior de São Paulo.

Trabalhando desde então com consultoria ambiental, percebeu que a maior parte dos profissionais possuem dificuldades na identificação de plantas, tarefa fundamental para qualquer diagnóstico de vegetação.

Ao mesmo tempo, muitos dos interessados em adquirir este tipo de conhecimento não tem a possibilidade de se locomover até o interior de São Paulo e dedicar um fim de semana inteiro às aulas presenciais, ou até mesmo desembolsar uma quantia considerável que inclui hospedagem locomoção e alimentação.

Em 2015, decidiu inovar a maneira com que passa seu conhecimento adiante, visando alcançar um público até então considerado inatingível.

Em parceria com uma equipe especializada em marketing digital, lançou um curso online de Identificação de Plantas , com conteúdo em vídeo aulas de alta resolução, disponibilizado ilimitadamente para quem adquirir o acesso à sua área de membros.

Funciona assim: a pessoa adquire o acesso, recebe um nome de usuário e senha exclusivo e, a partir daí, pode assistir às mais de 20 vídeo aulas quantas vezes quiser, quando quiser, de onde quiser. Ao final, é enviado um certificado de conclusão.

Como material de apoio, além de algumas aulas extras e arquivos bônus, o participante recebe também uma chave de identificação de plantas bem aplicável ao dia-a-dia de um profissional da área.

O curso tem um valor único de R$ 447,00, bem mais baixo em relação ao valor cobrado pelo mesmo curso oferecido de forma presencial, já que este requer gastos com alimentação, transporte e hospedagem.

Desde novembro, quando o curso online foi lançado, já foram comercializados mais de 300 acessos a todas as regiões do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas, e novas vendas não param de surgir.

A didática simplificada e a qualidade da gravação das videoaulas faz com que os usuários aprendam como se estivessem fazendo um dos cursos presenciais, e é destinado tanto a profissionais da área que desejam melhorar sua qualificação, quanto a apreciadores da natureza que visam conhecer melhor o mundo das plantas.

Para auxiliar na divulgação, também foram criadas duas séries de vídeo aulas disponibilizadas gratuitamente aos interessados, uma com conteúdo básico , e outra com conteúdo um pouco mais avançado , o que fez com que crescesse o número de adeptos.

Além disso, a Brasil Bioma possui um canal no Youtube em que publica vídeos semanais gratuitos a quem deseja ficar atualizado sobre o assunto.

Em meio à crise que afeta o Brasil, atualmente, o mercado de cursos online não para de crescer. Foi constatado em alguns relatórios e pesquisas, que a indústria de cursos online está ligada diretamente ao dinamismo das relações de trabalho e, principalmente, ao aproveitamento da internet para aquisição de conhecimento.

Desta forma, com o aumento do desemprego e maior concorrência por oportunidades de trabalho, os cursos online surgem como uma excelente opção para quem deseja se qualificar e destacar-se em relação aos demais profissionais, gastando muito menos do que se fosse fazer o mesmo curso de forma presencial.

Com o sucesso do curso online de Identificação de Plantas , o botânico Rodrigo Polisel já prepara novos projetos no universo digital. Em maio, lançará um portal de botânica por assinatura com diferentes cursos online intensivos, aulas online ao vivo e garante que haverá muita interatividade entre os usuários imersos no mundo da botânica.

O ramo de cursos online é, definitivamente, um local para se estar em meio à crise.
Website: http://brasilbioma.com.br/identificacao-de-plantas-online