7 dicas para melhorar o atendimento online da sua empresa

A qualidade do atendimento hoje ao cliente passou a ser uma grande diferencial que pode definir a fidelização ou a perda deste consumidor. Exatamente por isso, o tema merece atenção especial. Assim, é preciso compreender que o SAC é um recurso importante no processo de fortalecimento dos relacionamentos entre clientes e empresas. Garantir a satisfação deste público, por meio de um atendimento especializado e efetivo, promove conversões, divulgação positiva e uma boa reputação em relação à concorrência.

Conheça algumas dicas para melhorar o atendimento online de sua empresa, ganhar clientes e recomendações para o seu e-commerce:

Atenda o cliente através do mesmo canal em que ele procurou a empresa
Este é um aspecto importante para um atendimento eficiente. É fundamental responder ao cliente através do mesmo canal em que ele procurou a empresa. Se o questionamento chegou pela fan page, então é preciso atendê-lo também pela fan page. Essa iniciativa aumentará o nível de satisfação do cliente e propiciará uma maior interação.

Não migre o atendimento online para o offline

Outro fator relevante envolve o atendimento online e offline. Novamente, se o cliente procurou a empresa por meio do atendimento online, é sinal de que ele deseja ser atendido online. Assim sendo, não direcione o cliente para outro canal, como para uma ligação telefônica, por exemplo.

Responda rapidamente

Sem dúvida, o tempo de resposta é essencial para garantir a satisfação do cliente. Por isso, é necessário atentar para os chats que apresentam alguma demora, pois geram uma experiência negativa e, consequentemente, baixos índices de conversão. Assegurar condições para um atendimento ágil, deve faz parte da estratégia da empresa.

Ofereça vários canais de contato

Na mesma estratégia, é preciso considerar vários canais de contato para uso do cliente, facilitando a comunicação. Desta forma, é mais fácil solucionar problemas, receber comentários e processar reclamações. Isso ainda permite que o cliente escolha o canal que mais lhe agradar. Um fato é que vendas podem não ser concretizadas pela simples ausência de um chat online para tirar dúvidas dos consumidores no momento da compra, ou ainda por não haver um endereço de e-mail disponível para um contato rápido.

Amplie o horário de atendimento online

É preciso compreender que grande parte dos acessos e dúvidas dos clientes acontece fora do horário comercial. Na verdade, é como se a loja estivesse aberta 24 horas por dia, afinal, esta é uma das vantagens do e-commerce. Por isso, é importante ampliar o horário do atendimento online, e orientar a equipe do SAC a dar prioridade para as mensagens recebidas durante a noite, no começo do expediente diário, garantindo, assim, uma ordem de atendimento.

Seja objetivo

Outro aspecto importante para a qualidade do atendimento online, está relacionado à objetividade ao transmitir as informações. Essa comunicação deve ser clara e direta, de forma que não restem mais dúvidas. Caso não haja uma resposta imediata, o melhor é pedir um prazo ao cliente e retornar. É essencial atuar com honestidade e sinceridade, evitando promessas que não possam ser cumpridas.

Personalize

A personalização agrada a todos os clientes e pode ser mais um diferencial. Desta forma, é interessante evitar o atendimento extremamente padronizado, com procedimentos engessados e respostas robotizadas. Também é preciso adotar uma linguagem adequada ao público e que seja de fácil entendimento. Cuidado então, com o uso de termos técnicos.

Criar condições para um bom atendimento online e investir em práticas que tornem essa experiência agradável aos consumidores, são medidas que devem ser priorizadas. Esse atendimento é um mecanismo responsável por gerar mais vendas, além de conseguir transformar reclamações em novas oportunidades de negócio.

A qualidade da comunicação entre clientes e empresas, deve ser sempre um fator de destaque em gestões com foco em resultados. Então, é importante utilizar as melhores práticas e soluções disponíveis no mercado. Se você está pensando onde encontrar a ferramenta ideal para sua empresa, saiba que ela está mais perto do que você imagina, acesse o link: http://content.mais.im/chat-atendimento-para-site-mais-im e descubra.
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