Dólar R$ 3,28 0,39%
Euro R$ 3,67 -0,04%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 0,95% 63.257 pts
Pontos 63.257
Variação 0,95%
Maior Alta 5,04% SMLE3
Maior Baixa -3,99% MRFG3
Última atualização 24/05/2017 - 17:20 FONTE

Dentistas questionarão na Justiça criação da OdontoPrev

Os dentistas começaram a se mobilizar contra a nova tabela e procedimentos impostos

Rio de Janeiro – O Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro entregou representação ao Ministério Público Federal questionando a formação da OdontoPrev S.A., controladora de nove planos dentários. Hoje, 40 conselhos, associações e sindicatos de 16 Estados decidiram, em reunião em Salvador, convocar assembleias locais para definir a paralisação do atendimento.

A OdontoPrev S.A. é formada por nove planos, entre eles OdontoPrev e Bradesco Dental, que vinham atuando separadamente, com rede credenciada e tabelas de pagamento próprias. No fim do ano passado, a operação dos nove planos foi unificada na Rede Unna. Os dentistas começaram a se mobilizar contra a nova tabela e procedimentos impostos a partir dessa união.

“A Odontoprev foi adquirindo as empresas e distribuindo ações para elas e dessa forma ficou como a controladora. Depois, ela nivela por baixo os preços das tabelas desses planos. Para nós, é um cartel disfarçado”, afirmou o presidente do CRO-RJ, Afonso Rocha. A estratégia definida pelos conselhos e sindicatos, em reunião ocorrida na tarde de hoje em Salvador, é a de que cada Estado entregará representações ao MPF, para que este provoque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia do Ministério da Justiça.

Os sindicatos e conselhos também decidiram convocar assembleias para definir a suspensão do atendimento de planos que compõem a Rede Unna. Não será um boicote geral. “Cada Estado vai eleger a operadora que não será atendida na sua região”, afirmou Rocha. A OdontoPrev S.A. reúne os planos Bradesco Dental, OdontoPrev, Sepao, Prontodente, Rede Dental, Biodent, Care Plus Dental, Dentalcorp e OdontoServ. Juntos, representam 42% do mercado de planos odontológico: são 25 mil dentistas conveniados e 5,5 milhões de beneficiários. A OdontoPrev ainda não havia se pronunciado até o início da noite de hoje.