Cruzeiro do Sul Educacional confirma compra da Unifran

O valor da operação não foi informado. A Cruzeiro do Sul, que hoje tem 54 mil alunos, passará a ter 75 mil com a compra

São Paulo – A Cruzeiro do Sul Educacional, empresa de ensino com unidades em São Paulo e no Distrito Federal, confirmou, nesta quinta-feira, 9, por meio de comunicado, a aquisição da Universidade de Franca (Unifran) e do Colégio Alto Padrão.

O valor da operação não foi informado. A Cruzeiro do Sul, que hoje tem 54 mil alunos, passará a ter 75 mil com as compras.

A Cruzeiro do Sul é uma das empresas do setor de educação que vêm sendo preparadas por fundos de private equity – fundos que adquirem participação em companhias – para uma abertura de capital nos próximos anos.

No início de 2012, o fundo Actis aportou R$ 180 milhões na companhia de ensino superior. Em entrevista ao Broadcast, o serviço de notícias on line da Agência Estado, em abril, o sócio do Actis Chu Kong avaliou que a Cruzeiro poderia estar pronta para um IPO em um ou dois anos e após fazer mais aquisições.

Hoje a companhia já detém, além das unidades com a marca Cruzeiro do Sul, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), o Centro Universitário Módulo e a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

A Unifran, segundo informado pela Cruzeiro do Sul, conta hoje com aproximadamente 19 mil alunos em cursos presenciais e a distância. A operação já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Desde o primeiro aporte do Actis, a Cruzeiro do Sul praticamente dobrou de tamanho. A aquisição da Unicid, ainda em 2012, foi a primeira feita pela companhia depois do investimento do fundo e trouxe 15 mil estudantes para a empresa.

A Cruzeiro do Sul chegou a ser alvo de interesse das grandes companhias de capital aberto para uma aquisição. Apesar disso, o diretor de desenvolvimento da companhia, Fábio Figueiredo, afirmou, em abril, que uma venda não estava no radar da empresa.