Como a GOL melhorou a pontualidade de seus voos

A empresa, que decolou 230 mil vezes em 2016, foi pontual em 84,63% dos voos, segundo ranking internacional

São Paulo – A GOL foi escolhida como a companhia aérea mais pontual do Brasil, segundo a OAG (Official Airline Guide), empresa independente para monitoramento de pontualidade mundial.

A empresa, que decolou 230 mil vezes em 2016, foi pontual 84,63% dos voos, de acordo com a instituição. A pesquisa, que rastreou mais de 54 milhões de voos em todo o mundo, considera que um voo na hora é aquele que decola até 15 minutos depois do horário previsto.

Na categoria de low cost, ou baixo custo, ela é a segunda companhia aérea mais pontual do mundo, depois da MonarchAirlines, do Reino Unido.

No início da semana, a FlightStats divulgou outra lista de pontualidades e atrasos de companhias aéreas. No entanto, a lista considera apenas empresas com operações globais e, por isso, a GOL não entra na avaliação.

Segundo Sérgio Quito, vice-presidente de operações da GOL, o ranking é resultado de um trabalho árduo que começou com a criação de um núcleo estratégico há cerca de dois anos.

Uma das mudanças foi no planejamento. Para decolar mais cedo, a companhia aérea também começou a se programar com uma antecedência maior. Agora, a escala de voo é feito com uma antecedência mínima de 3 dias. Dessa forma, a empresa já consegue se preparar para problemas meteorológicos ou com aeroportos.

Outras alterações dizem respeito à agenda de sua equipe. Os passageiros não são os únicos com dificuldades em pegar uma conexão apertada: a tripulação também precisava correr para chegar na hora e, por consequência, não atrasar todo o voo. Por isso, a GOL aumentou o MTC (Minumum Conection Time ou tempo mínimo de conexão) de 40 para 60 minutos.

Mais malas, mais atrasos

Por conta da crise no mercado de viagens no Brasil, a companhia aérea começou a fazer mudanças em sua malha aérea, concentrando mais os voos a partir de grandes cidades a partir de 2015.

“Com as mudanças que fizemos, o perfil de cliente mudou e há mais pessoas viajando para o nordeste a lazer, por exemplo”, diz Quito. As pessoas que viajam a trabalho levam apenas uma mochila ou pasta, enquanto quem voa com a família nas férias leva muito mais malas, que levam mais tempo para serem despachadas.

Então, a GOL reorganizou os funcionários em solo para atender melhor os horários de pico. “Não contratamos, mas reforçamos as equipes nos horários mais críticos”, afirmou o vice-presidente de operações.

A alta temporada, que vai de dezembro a janeiro, também ganhou um reforço. Uma aeronave de cobertura ficará de prontidão, caso problemas técnicos atrasem a decolagem de outros aviões. Já havia um avião reserva em Congonhas e a GOL estendeu o serviço ao aeroporto de Guarulhos.

Veja abaixo quais são as companhias aéreas mais pontuais segundo a OAG.

Ranking geral

Ranking Companhia Pontualidade
1 Hawaiian Airlines (HA) 89,87%
2 Copa Airlines (CM) 88,75%
3 KLM-Royal Dutch Airlines (KL) 87,89%
4 Qantas Airways (QF) 87,56%
5 Japan Airlines (JL) 86,74%
6 Flybe (BE) 86,62%
7 Alaska Airlines (AS) 86,05%
8 Iberia (IB) 85,67%
9 Monarch Airlines (ZB) 85,67%
10 Singapore Airlines (SQ) 85,19%
11 Austrian Airlines AG (OS) 84,89%
12 All Nippon Airways (NH) 84,71%
13 VARIG-gol Airlines (G3) 84,63%
14 Virgin Australia International (VA) 84,52%
15 Delta Air Lines (DL) 84,29%
16 Finnair (AY) 84,12%
17 Transavia.com (HV) 83,98%
18 Aer Lingus (EI) 83,97%
19 Gulf Air (GF) 82,70%
20 Jet2.com (LS) 82,64%

 

Companhias de baixo custo

 

Ranking Companhia Pontualidade
1 Monarch Airlines (ZB) 85,67%
2 VARIG-gol Airlines (G3) 84,63%
3 Transavia.com (HV) 83,98%
4 Jet2.com (LS) 82,64%
5 Germanwings (4U) 82,48%
6 Westjet (WS) 81,36%
7 Southwest Airlines (WN) 81,04%
8 Norwegian Air Shuttle (DY) 79,23%
9 Thai AirAsia (FD) 78,60%
10 Skymark Airlines (BC) 78,32%
11 Eurowings (EW) 77,88%
12 Frontier Airlines Inc. (F9) 76,70%
13 Virgin America (VX) 76,40%
14 IndiGo (6E) 75,27%
15 JetBlue Airways Corporation (B6) 75,26%
16 Easyjet (U2) 74,73%
17 Spring Airlines (9C) 74,50%
18 Spirit Airlines (NK) 73,92%
19 Jetstar Airways (JQ) 73,66%
20 AirAsia (AK) 73,52%

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Following the merger of Lan Airlines (LA) and TAM (JJ) and the complexity involved in the data ows, we are unable to fully and fairly represent OTP for these LATAM group carriers in the 2016 Punctuality League. We look forward to including their results in 2017.