Comissão Europeia pressiona 20 países a punirem Volkswagen

Comissão Europeia está pressionando 20 países membros a punir a Volkswagen por escândalo da emissão de gases estufa no continente

Bruxelas – A Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, está trabalhando junto a autoridades nacionais em 20 países membros a punir a Volkswagen e pedir compensação pelos motoristas prejudicados pelo escândalo da emissão de gases estufa no continente.

A Comissão europeia acredita que a montadora alemã violou duas leis europeias de proteção aos consumidores em 20 países, de acordo com o porta-voz, Christian Wigland. As regras são relacionadas à venda de bens e garantias associadas e a de práticas desonestas com os clientes.

A Comissão não tem o poder de pedir diretamente por multas ou compensação, mas espera coordenar as punições junto à autoridades nacionais, disse Wigland.

No ano passado, a Volks admitiu ter instalado em cerca de 11 milhões de veículos diesel um dispositivo que permitia ao motor trapacear em testes de emissão do óxido de nitrogênio.

Desde então, a fabricante alemã já acordou o equivalente a US$ 14,7 bilhões em multas nos Estados Unidos para cobrir compensações por cerca de 475 mil veículos vendidos no país.

A Comissão Europeia quer que a Volkswagen oferece um pacote similar de compensação aos clientes europeus, o que a companhia se nega, alegando que já beneficiou os consumidores locais durante um recall, entre outras coisas.

Segundo a consultoria Evercore ISI acreditam que existem poucas chances de aprovação de um grande pacote de compensações no continente.

“Certamente haverá uma pena em nível regional, mas acreditamos não há base para uma compensação de longo alcance”, afirmaram.

Fonte: Dow Jones Newswires.