Chery corta pela metade planos para o Brasil em 2012

Unidade da montadora chinesa no Brasil pretende exportar 30.000 veículos, depois da alta do IPI

São Paulo – Inicialmente, a montadora chinesa Chery iria exportar cerca de 60.000 veículos para o mercado brasileiro em 2012, mas, devido à decisão do governo de aumentar o IPI em 30 pontos percentuais sobre veículos importados, a companhia reduziu para 30.000 o número de carros exportados neste ano.

Segundo Zhou Biren, presidente da Chery Internacional, não há duvida que a medida tomada pelo governo brasileiro impacta o desempenho da montadora no país. “Como já estamos construindo nossa fábrica no Brasil, estamos tentando conseguir alguma liminar que nos isente dessa restrição”, afirmou o executivo, em coletiva com a imprensa, nesta terça-feira.

A montadora, mesmo que não consiga uma resposta positiva do governo com relação ao IPI, não pretende repassar para o consumidor o aumento do imposto, comprometendo dessa forma as margens da montadora. “Se repassássemos, nossos preços deixariam de ser competitivos no mercado brasileiro”, afirmou Luis Curi, diretor comercial da Chery no Brasil.

Em 2010, a Chery exportou para o Brasil 8.000 unidades. No ano passado, foram 33.000 veículos da montadora chinesa que desembarcaram por aqui. Com o montante previsto para este ano, a montadora espera fechar 2012 com 0,75% de participação no mercado automotivo brasileiro.

Fábrica

Está previsto para 2013 o inicio das operações da fábrica da montadora no Brasil, localizada na cidade de Jacareí, interior de São Paulo. Na primeira fase, a fábrica pretende produzir cerca de 50.000 unidades e um ano depois, dependendo do comportamento do mercado, atingir o patamar de 100.000 unidades.

A montadora, além do mercado interno, pretende aproveitar a facilidade do livre comércio no Mercosul e exportar veículos da Chery produzidos no Brasil para países como Uruguai, Argentina e Paraguai.

A montadora pretende em 2014 estar produzindo dois modelos no país. Como a montadora possui também operações no Uruguai, vai exportar do país vizinho outros modelos que não forem produzidos por aqui. Atualmente, o portfólio da Chery no Brasil possui seis modelos de veículos.