Caterpillar vê aumento de 10% no mercado chinês de equipamentos

Empresa também espera que a moeda chinesa, o iuane, se valorize em relação ao dólar, apostando em um crescimento significativo do país

Hong Kong – A Caterpillar Inc, maior fabricante de equipamentos pesados do mundo, estima que o mercado de equipamentos de construção na China cresça 10 por cento em 2012 e que o iuane se valorize em relação ao dólar.

A China, o maior mercado da empresa norte-americana, continuaria a crescer a uma taxa “razoavelmente significativa” no futuro próximo, disse o presidente do grupo, Richard Lavin, antes do Fórum Financeiro Asiático 2012, que ocorrerá em Hong Kong em 16 e 17 de janeiro.

“Em relação ao nosso futuro na China, estamos otimistas”, disse Lavin ao Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong, organizador do Fórum Financeiro Asiático, em uma entrevista nos Estados Unidos.

O crescimento da indústria de equipamentos de construção era esperado para ser de 10 por cento em 2012 em relação a 2011, disse.

Na China, a Caterpillar é um entre vários fabricantes de maquinário pesado em busca de crescimento rápido, com investimentos em uma série de projetos, de residenciais a desenvolvimento de infraestrutura.

As vendas do mercado de maquinário de construção da China totalizaram 435 bilhões de iuanes em 2010 e a estimativa era de um crescimento de 15 por cento em 2011, disse Julian Bu, analista do Jefferies.

No entanto, espera-se que o investimento da China em ativos fixos diminua em 2012 o que poderia afetar o crescimento das vendas de maquinário de construção, disse.

“Esperamos que as vendas possam cair cerca de 15 por cento e de volta aos níveis de 2010”, disse Bu.

Lavin advertiu em novembro que poderia haver excesso de capacidade na China em 2012 e 2013 e que a companhia esperava ver pressão nos preços.


A Caterpillar espera que o produto interno bruto (PIB) da China se mantenha em uma taxa de crescimento de 8,5 por cento e 9 por cento em 2012 e que o crescimento da indústria ocorra em linha com o do PIB.

A estimativa da Caterpillar está em linha com a da Academia Chinesa de Ciências Sociais, que estima crescimento do PIB de 8,9 por cento em 2012 ante os estimados 9,2 por cento em 2011.

A empresa norte-americana também vê oportunidades na indústria de mineração chinesa e fez uma oferta em novembro para comprar a ERA Mining Machinery Ltd por cerca de 885 milhões de dólares, para fortalecer o seu negócio de mineração.