Cade recomenda aprovação de operação entre Citibank e Itaú

Aprovação foi recomendada mediante assinatura de um acordo em controle de concentrações

São Paulo – A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou ao tribunal da autarquia a aprovação da aquisição das operações de varejo do Citibank pelo Itaú Unibanco mediante o cumprimento de certas condições, segundo despacho publicado no Diário Oficial desta quarta-feira.

Em outubro passado, o Itaú Unibanco, maior banco da América Latina em valor de mercado, anunciou a compra por 710 milhões de reais dos negócios de varejo do Citibank no Brasil, incluindo empréstimos, depósitos, cartões de crédito, agências, gestão de recursos e corretagem de seguros, bem como as participações societárias do Citi na TECBAN e na Cibrasec.

A superintendência-geral do Cade recomenda que a transação seja liberada mediante a assinatura de um acordo em controle de concentrações (ACC) elaborado em conjunto com as partes, que de acordo com o parecer é “suficiente para eliminar eventuais preocupações concorrenciais”.

Em comunicado, a autarquia destaca a participação de mercado “bastante reduzida” do Citibank, o que limita a “possibilidade de aumento do poder de mercado do Itaú” com a aquisição.

O ACC, conforme o Cade, aborda quatro aspectos: comunicação e transparência, treinamentos, indicadores de qualidade e compliance. “Os termos negociados visam afastar a possibilidade dos clientes do Citibank serem prejudicados com a operação, e também beneficiar os clientes do Itaú por meio de medidas que incrementem o nível de qualidade dos serviços prestados pela instituição”, informa o órgão.

A superintendência-geral do Cade ainda ressalta que o descumprimento das condições acarretará em multas. Além disso, a celebração do acordo não exime as partes de cumprir qualquer decisão da autarquia no futuro.

As ações do Itaú Unibanco acumulam alta de 11,7 por cento em 2017.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s