BP Energy comprará direitos da Petrobras no Nordeste

O Cade aprovou a aquisição de direitos e obrigações detidos pela Petrobras em cinco blocos de petróleo e gás na Bacia Potiguar

Brasília – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição, pela BP Energy do Brasil, de direitos e obrigações detidos pela Petrobras em cinco blocos de petróleo e gás na Bacia Potiguar, no Nordeste, todos ainda em fase de exploração. O aval consta de dois despachos publicados no Diário Oficial da União (DOU).

A primeira operação prevê a compra, pela BP Energy, de 40% dos direitos e obrigações referentes à participação indivisa de 80% detida pela Petrobras nos blocos POT-M-665, POT-M-853 e POT-M-855.

Já o segundo despacho aprova a aquisição, pela BP Energy, de 30% dos direitos e obrigações da fatia de 60% da Petrobras nos blocos POT-M-663 e POT-M-760.

“Frise-se que a operação, embora realizada no mercado de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil não gerará qualquer impacto sobre o mercado, uma vez que os direitos transacionados entre as partes consistem em ativos não operacionais”, destacam as empresas em documento enviados ao Cade.

“Da perspectiva da Petrobras, a operação se justifica, pois mitiga o aludido risco exploratório e a exposição de capital. Da perspectiva da BP Energy, a operação faz parte de sua estratégia comercial para o crescimento de suas atividades desenvolvidas no Brasil”, acrescentam.

A BP Energy, que pertence ao britânico Grupo BP, atua na exploração e produção de petróleo e gás e possui um portfólio diversificado, com 19 concessões em terra e mar, distribuídas por seis diferentes bacias brasileiras.