As 10 principais notícias de negócios da semana

BTG Pactual participa da incorporação da BR Properties pela WTorre e pode estar envolvida em fusão com banco colombiano

São Paulo – Nessa semana, enquanto o banco suíço UBS descobriu uma perda de quase 2 bilhões de dólares) em operações não autorizadas de seu banco de investimento, aqui no Brasil, o BTG Pactual participou da incorporação da BR Properties pela WTorre e pode estar envolvido em uma fusão com um banco colombiano.Acompanhe as principais notícias da semana:

1) BTG Pactual negocia fusão com banco colombiano Correval

Nessa semana o jornal La República informou que o BTG Pactual estaria negociando uma fusão com o banco colombiano Correval. Segundo a publicação, o Correval começou a procurar um parceiro em março, com a assessoria do JP Morgan. O objetivo era expandir sua atuação além da Colômbia – o mesmo movimento iniciado pelo BTG Pactual. A fusão com o BTG Pactual criaria a maior operadora na bolsa de valores colombiana, com presença também no Chile e Peru.

2) BR Properties vai incorporar a WTorre Properties

A empresa de gestão imobiliária BR Properties fechou um acordo para incorporar a rival WTorre, criando uma empresa com cerca de 10 bilhões de reais em ativos e que terá entre seus principais sócios o banco BTG Pactual. O banco possuía uma fatia de 72% na WTorre desde março deste ano, quando comprou o controle da empresa por 4 bilhões de reais. O negócio não envolveu outras empresas do Grupo WTorre, que continuará administrando a WTorre Engenharia, a WTorre Residencial e a WTorre Securitizadora.

3) UBS anuncia perda de US$ 2 bi por supostas fraudes

O banco suíço UBS descobriu uma perda de quase 2 bilhões de dólares (1,456 bilhão de euros) em operações não autorizadas de seu banco de investimento. O banco informou que a suposta fraude ainda está sendo investigada, mas que até agora pôde constatar o volume da perda originada por esta atividade. O UBS acrescentou que é possível que esta circunstância leve a uma importante variação nos resultados do terceiro trimestre de 2011 e antecipou a possibilidade de contabilizar perdas.


4) Gerdau nega oferta por participação na Usiminas

Nessa sexta-feira, a Gerdau negou que tenha feito oferta de compra de ações da Usiminas detidas atualmente pelos grupos Camargo Corrêa e Votorantim. Informações publicadas pela imprensa nos últimos dias afirmavam que a CSN teria feito uma proposta avaliada em cerca de 5 bilhões de reais pela participação de 26% que Camargo Corrêa e Votorantim possuem na Usiminas.

5)Carrefour tem loja fechada pelo Procon devido a produtos vencidos

O Procon de São Paulo determinou o fechamento de um supermercado do Carrefour por 12 horas depois de fiscais do Procon encontrarem produtos com a data de validade vencida na unidade, que fica no bairro paulistano de Vila Guilherme. Segundo o Procon, o Carrefour contestou o fechamento do supermercado na Justiça, mas sem sucesso. A loja também terá de pagar uma multa de 87.680 reais.

6) Silvio Santos chama ex-presidente do PanAmericano de gângster

Em depoimento à Polícia Federal sobre as fraudes no banco Panamericano, nessa semana, o apresentador e empresário Silvio Santos afirmou que Rafael Palladino, ex-presidente do banco, agiu como um “verdadeiro gângster”. Palladino foi o braço direito de Silvio durante cerca de 20 anos, e estava à frente do PanAmericano, quando o Banco Central descobriu fraudes em sua contabilidade.

7) GM vai mudar toda a linha de carros no Brasil

Nos próximos dois anos, a General Motors (GM) planeja uma grande transformação de sua linha de carros produzidos no Brasil. No mínimo sete modelos vão sair de linha – a maior parte deles será substituída por modelos mais modernos e com mais tecnologia. Na última década, a GM anunciou apenas um grande lançamento no país: a família Agile. Além disso, apenas realizou algumas readaptações em modelos já existentes no mercado. 


8) Marfrig cria unidade para unir ativos de food service

O grupo Marfrig anunciou no começo da semana a criação da subsidiária Keystone Foods América Latina. A unidade vai consolidar os ativos na área de food service da Marfrig no Brasil, incluindo aqueles ligados à Seara. A nova empresa responderá por uma fatia de aproximadamente 1 bilhão de reais do faturamento anual da holding. 

9) Rede Ibis vai trazer mais uma bandeira do segmento econômico para o Brasil

A rede de hotéis Accor anunciou nessa semana a reestruturação global para suas marcas no segmento econômico. A mudança vai unificar todos os nomes dessa linha na bandeira Ibis. A marca foi escolhida para operar neste segmento e será dividida em três diferentes versões: Ibis, Ibis Styles e Ibis Budget. No Brasil, a tática fará com que a bandeira Fórmula 1, considerada a mais barata de toda a rede, passe a se chamar Ibis Budget. Com a mudança uma nova marca de hotéis deve chegar ao país, a Ibis Styles, que atua em um segmento intermediário entre as marcas Ibis e Fómula 1

10) Azul estuda voar para o exterior em 2012

A Azul está interessada em entrar no segmento internacional, com voos para a América do Sul. A empresa está analisando diversos mercados na região e deve tomar uma decisão ao longo de 2012, ano em que completará seu quarto aniversário.